Artes 1 > Posts > apresentacao no ENAF: OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE UM GRUPO TEATRAL INFANTIL A PARTIR DAS VIVÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS DO PIBID – PROGRAMA DE INICICIAÇÃO A DOCÊNCIA
RESUMO: O presente resumo trata da criação de um espaço de experimentação teatral em Pontal do Paraná a partir das vivencias construídas pelo PIBID nas escolas públicas. O intuito é fomentar a criação de grupos teatrais escolares atuantes não só no ambiente educacional, mas também em outros espaços do município, promovendo a difusão de produções locais bem como a democratização de cultura e formação de público. O PIBID de teatro ocorreu durante dois anos em escolas públicas do Litoral do Paraná, atendendo quatro cidades com encontros regulares de vivencias teatrais. Dentro deste processo foram criadas metodologias de ensino específicas voltadas ao trabalho teatral através de um atendimento quantitativo e qualitativo, focando nos processos de formação do docente e aprendizado dos alunos através de práticas teatrais, ensaios e montagem de espetáculos. Os conhecimentos adquiridos permitiram instruir um primeiro grupo de estudantes a respeito do fazer teatral, e capacitar professores através da construção de um repertório de ensino especifico indo ao encontro da regulamentação do ensino do teatro nas escolas, recentemente instituído. Após o prazo de execução desta primeira etapa, o projeto foi finalizado com uma mostra cênica apresentada pelos alunos das escolas participantes do projeto PIBID de teatro. Compreendendo a necessidade de continuidade na formação dos educandos, docentes e no próprio desenvolvimento local, uma bolsista oriunda do projeto PIBID e o professor supervisor de campo criaram um grupo de teatro infantil em parceria com as escolas públicas atendendo quarenta crianças em situação de risco social. Os alunos foram selecionados através de entrevistas nas escolas, levando em consideração estrutura familiar, desenvolvimento escolar, e interesse na área teatral. Os alunos selecionados iniciaram o processo de aprendizagem com dois encontros semanais onde foi construído todo o saber teatral, desde exercícios de consciência corporal, leituras de texto, dramatização de cenas e apreciação artística de espetáculos. Completado o período de iniciação, foi proposto aos alunos a criação de uma peça teatral, estes estão em processo de ensaio com a montagem da adaptação da lenda do Flautista de Hamelin, e participarão do quarto festival de teatro de Pontal do Paraná e apresentações em todas as escolas da rede municipal. Este relato ocorre até a edição deste resumo, sendo que as atividades teatrais perdurarão até o término do ano letivo de 2016, com previsão de continuidade no ano subsequente. PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Teatro Infantil, Educação.