RESUMO:

A partir de 2015 o subprojeto Teatro na Escola passou a atuar em 4 escolas do litoral paranaense, em 4 municípios distintos. A Escola Estadual Professora Zilah dos Santos Batista foi selecionada para execução do projeto em Paranaguá. No início de 2015, três bolsistas e um professor supervisor iniciaram o projeto, que contava com a participação de 25 alunos do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 13 e 16 anos. Tendo em vista os objetivos de sensibilizar os alunos acerca das linguagens artísticas, mais especificamente da linguagem teatral, propiciar o conhecimento dos elementos do teatro e possibilitar a compreensão acerca da montagem da peça teatral, o método usado foi teórico-prático com o uso de jogos teatrais e dramáticos aliados a rodas de conversas sobre os elementos e a história do teatro, a fim de que os participantes vivenciassem em seus corpos o que era discutido nos momentos de conversa. À medida que os alunos demonstravam compreensão acerca dos temas propostos, atividades e temas mais complexos eram inseridos nas aulas, como criação de cenas em grupo e leitura de textos dramáticos. Um dos textos lidos foi Antígona, uma tragédia grega escrita por Sófocles no século V a.C., a qual despertou o interesse do grupo que passou a usá-la para criação de cenas nas aulas de teatro e, uma vez que os alunos estavam familiarizados com a peça, surgiu a decisão conjunta de produzi-la. As cenas produzidas nos encontros serviram como base para separação e criação de novos personagens, além da adaptação do texto, no qual foram utilizadas uma narração adaptada do texto original e a peça original. Concomitantemente aos ensaios da peça, a criação do cenário, figurinos, maquiagem e sonoplastia ocorriam, e os alunos participavam ativamente das composições das cenas e dos demais elementos através de ideias e sugestões. O processo colaborativo resultou num produto final - espetáculo teatral - apresentado à comunidade escolar em 5 apresentações e aos professores de arte da rede estadual de ensino de Paranaguá e Matinhos em 2 apresentações. Além de todo conhecimento construído durante o processo de aulas e ensaios da peça, a apresentação foi outra experiência importante para os sujeitos desse grupo. Aos alunos, proporcionou que atuassem frente a expectadores; aos bolsistas do PIBID, que colocassem em prática o que aprenderam sobre a produção de uma peça teatral; e à comunidade escolar, que apreciassem a produção artística resultante de um processo colaborativo construído por sujeitos ativos dessa mesma comunidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Teatro; peça teatral; processo colaborativo.