O teatro na escola historicamente é visto como entretenimento ou apresentação em datas comemorativas. Os professores, diretores e pedagogos das escolas, sem generalizar, esquecem que o Teatro pode ser uma grande ferramenta pedagógica no auxílio de todo e qualquer professor que possa dinamizar suas aulas com práticas teatrais. O teatro na escola deve objetivar sempre a sensibilização para a Arte. O Teatro está na escola, não para descobrir talentos, atores e atrizes, mas sim para sensibilizar indivíduos para apreciarem essa Arte, respeitarem e acima de tudo, a promoverem  como necessidade humana. A partir desse ponto de vista, o teatro pode se tornar uma ferramenta essencial no desenvolvimento cultural dos alunos da rede pública de ensino. Através dos "jogos teatrais", os alunos se expressam espontaneamente, trabalhando exercícios práticos como expressão corporal, expressão vocal, improvisação teatral e interpretação teatral, além de entrarem em contato com todo o universo técnico do meio teatral como: figurino, maquiagem, iluminação, cenografia, sonoplastia, produção, etc. Todos esses elementos enriquecem o aprendizado do aluno e quebram o paradigma já cristalizado em muitas escolas que ainda vêem o Teatro como apresentações de datas comemorativas. Dessa forma promoveremos um "resgate" do Teatro como Linguagem Artística, como Manifestação Cultural, como instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem e finalmente como necessidade humana de consumo. É na escola que os primeiros passos são dados nessa direção. A valorização do teatro como ferramenta pedagógica só contribui no desenvolvimento dos alunos e é a linguagem artística mais completa para realização desse objetivo, afinal, é na montagem de uma peça teatral que o aluno se expressa nas suas mais variadas emoções, sentimentos, e por que não, seus talentos. Se existe o aluno talentoso para o teatro, é no processo criativo coletivo que ele se descobrirá, sem entrar em nenhum processo egocêntrico de destaque em detrimento dos outros que não teriam tanto talento assim. Nessa perspectiva de conhecer, compreender e agir a partir da linguagem cênica no processo de ensino aprendizagem, poderemos valorizar o Teatro muito mais do que antes, assim, essa linguagem artística passa a ser de fato uma ação pedagógica nas escolas e os alunos crescerão com essa perspectiva de fruidores do fenômeno teatral, ou até mesmo fazedores dessa Arte tão importante no desenvolvimento humano, desde suas origens ocidentais na Grécia Antiga até nossos dias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. Campinas: Papirus, 2003.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

SPOLIN, Viola – Jogos Teatrais na Sala de Aula: Um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2010.