Ciências 2 > Posts > Relatório das Atividades - Por: Valéria Gomes
Relatório das Atividades de Desenvolvidas com alunos da Escola Estadual Porf.(a) Tereza da Silva Ramos- Matinhos/PR, Ano de 2012.
As atividades do projeto desenvolvido na Escola Teresa Ramos teve início da participação dos bolsistas PROBEM no dia 30/05/2012, em que a primeira atividade didática foi desenvolver um trabalho de mesa, onde o texto da peça a ser encenada foi lido por diversas vezes, isso se fez necessário para que a cada leitura, detalhes dos personagens se evidenciassem, já que a principio cada aluno participante da peça Uma Viagem pelos Céus, fez a escolha de três personagens que mais lhe agradou.
Num primeiro momento foi desenvolvido um trabalho de mesa, em que participaram os alunos escola onde é desenvolvido o projeto, e os alunos bolsistas da UFPR Litoral juntamente com o professor coordenador Alaor de Carvalho.
Feitas as definições dos personagens, os ensaios começaram propriamente dito. No inicio dos ensaios são feitos exercícios de alongamento corporal e aquecimento vocal, e dado o inicio da encenação, o texto é passado por diversas vezes, com vistas a incorporação do personagem pelo ator.
Os ensaios seguiram da forma descrita acima até o ensaio do dia 08 de junho, já no ensaio seguinte, que ocorreu no dia 13 de junho, os alunos participantes do projeto já montavam o cenário, e o texto já era passado apenas uma vez, porém com mais pausas para que fosse trabalhado a partitura de personagem ou seja, a correção da postura do ator em cena, para caracterizar o personagem assim como o idealizado, para uma melhor encenação.
Os ensaios subsequentes mantiveram o mesmo ritmo e esquema de se trabalhar, já que inicialmente são realizados alongamentos e aquecimento vocal para um melhor desempenho do ator em cena, sendo também o texto passado na íntegra uma única vez, mas tendo várias interrupções, para as marcações das cenas no palco.
Depois de vários ensaios em que o texto era trabalhado por partes, e apresentado na integra uma única vez, a encenação dos alunos atores teve uma melhora na autuação, e no dia 27 de junho o texto já estava sendo passado por mais vezes, e com poucas interrupções, até o momento em que houve intervenção do diretor para a marcação dos passos de uma coreografia a ser inserida na peça.
Estabelecido os passos da coreografia, nos ensaios seguintes o texto passou a ser trabalho por duas vezes com um intervalo entre uma e outra passada do texto. O que demonstra um melhor desempenho dos alunos no palco, pois já é possível trabalhar bem a partitura de corpo, que é quando o corpo fala por si, mesmo sem fala do ator.
Valéria GomesBolsista Probem - UFPR Litoral.