Ciências 2 > Posts > Planejamento de Atividades - Litoral/2011
1. SABERES POPULARES E ENSINO DE CIÊNCIAS
Objetivo:
Para este ano de 2012 as atividades desenvolvidas na horta funcional, que teve início no ano de 2011vão ser paralelas, pois o conteúdo do livro didático do 6º ano trabalha bastante o assunto sobre Plantio, Ecossistema e Consumo, e nos demais anos estes conteúdos são mais aprofundados, por isso a idéia de resgatar o histórico da família dos alunos, saber quem tem horta domiciliar, a importância de produzir o próprio alimento, a não utilização de produtos químicos para tratamento do solo e das plantas. Trabalhando com o grupo através de imagens (fotografias e vídeos) desenvolvendo o olhar critico aos poucos, com um leve aprofundamento quando vier do aluno a necessidade de ampliar o ponto de vista sobre o assunto abordado. Partindo de como o professor abordou tal assunto em sala de aula para desenvolvermos novos pontos de vista que contribuirão ao desenvolvimento do aprendizado do estudante.
2. ENSINO DE CIÊNCIAS E CULTURA LOCAL
Objetivo:
“Conhecendo o lugar em que vive.” Através de uma breve história de como a cidade se desenvolveu, onde ela se localiza geograficamente, quais os pontos positivos e negativos de estar no Litoral. Reconhecimento da Riqueza que encontramos na areia da praia, restinga, e Mata Atlântica, através de trabalhos lúdicos e contato imediato com a natureza, e sempre trabalhando a reflexão imediata conforme as reações e excreções que os alunos venham demonstrando.
3. DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS.
Objetivo:
O método de ensino que venho pensando em desenvolver pra saber se realmente é possível, é através do que a Educação Ambiental Emancipatória e Educação Científica vêm a tempos pesquisando e algo que Paulo Freire e José Pacheco acreditam, e que a Universidade me fez acreditar que pode ser o melhor. Deixando que os alunos se expressem livremente suas idéias e trabalhá-las a favor do aprendizado, pois trabalhando os sentidos, a fala, audição, gesticular, observação de imagens e o também o contato direto com concreto a realidade, facilita a compreensão melhorando o raciocínio.
4. ESCRITA E DESENHO E ARTES
Objetivo:
Sempre ao termino das atividades ou do encontro pedir para que escrevam um texto, onde eles estarão se expressando com as próprias idéias e palavras, pois através deste documento poderemos distinguir qual aluno soube captar o conteúdo e trabalhá-lo sistematicamente. A escrita faz com que as idéias se concretizem, muitas vezes podem saber se expressar, mas é este o papel da escrita que é organizar as idéias. Os desenhos ajudam em relação aos trabalhos onde os alunos possam produzir cartazes para mobilização do grupo escolar, o grupo de alunos que estarão trabalhando conosco, podem ser considerados os militantes, ou semeadores de idéias, onde um grupo pequeno transmite a um grupo maior.
5. ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PROJETOS: TEORIA E PRÁTICA
Objetivo:
Grupos de debate, onde cada grupo tem que defender um ponto de vista positivo ou negativo em relação a qualquer assunto, que surja pelos próprios alunos ou que já esteja planejado. Trabalhos de estudos de caso em que os alunos resolvam o problema a situação sozinhos, tentar sempre que estivem com idéias fixas sobre algo tentar justificar, provar que a idéia é valida.
6. CONHECIMENTO TRADICIONAL E APROPRIAÇÃO SOCIAL DO AMBIENTE MARINHO
Pensando mais no “ENSINO DE CIÊNCIAS E CULTURA LOCAL” e fiquei preso no contato dos alunos com o meio ambiente, e depois aprofundar como está citado no exemplo abaixo, através de trilhas interpretativas nos parques de proteção que temos como o Rio da Onça e/ou Saint Hilaire. E depois pedir para os alunos um texto, em consta a opinião deles em relação ao que observaram.
“Neste trabalho, conhecimento tradicional na pesca é entendido como um conjunto de práticas cognitivas e culturais, habilidades práticas e saber fazer transmitidas oralmente nas comunidades de pescadores artesanais com a função de assegurar a reprodução de seu modo de vida. No caso das comunidades costeiras, ele é constituído por um conjunto de conceitos e imagens produzidos e usados pelos pescadores artesanais em sua relação com o meio ambiente aquático (marinho, lacustre, fluvial) e com a própria sociedade. Exemplo: Taxonomias de peixes, Classificação de habitats, Comportamento dos peixes”
7. ENSINO DE CIÊNCIAS E O AMBIENTE LOCAL
No ano de 2011 ficou só no planejamento o passei entorno da escola, mas este ano será a primeira coisa a desenvolvermos, pois sem comparação é o material de observação mais real e concreto que temos. Vídeos, filmes, relatos, histórias, da própria cidade vamos ter que recuperar este trabalho que já desenvolvemos na turma de ciências 2009. E também estava pensando em trabalhar com os alunos filmes recentes como Planeta dos Macacos e trabalhar a relação Homem x Animal, Avatar Homem x Natureza, e depois fazer recortes em outros filmes como temos exemplo para download a TV Escola que possui um recorte do Filme RIO em que mostra a cadeia alimentar, temos Bee Movie que mostra a importância das abelhas, enfim temos “n” situações e matérias para desenvolver um ótimo trabalho este ano.
Lembrando que este é o ano internacional da Sustentabilidade! Equipe Corujando Ciências