Promoção à saúde e alimentação saudável. Construção da horta Mandala.

Metodologia: Saída de campo pratica na horta, musicalidade, levar o aluno a conhecer seu entorno e através dessas experiências verificarem as necessidades de uma melhor qualidade de vida social e escolar. E principalmente criar uma consciência critica. Fazer grupos de4 alunos e após os estudos um ensina ao o outro o que entenderam.  Incentivando a coletividade e a divulgação do saber.

 

Objetivo:

Divulgar a saúde, a qualidade de vida, cuidados essências pra uma vida saudável, alimentação saudável, prevenção de doenças.

Atividades desenvolvidas: Saída de campo á pé ate a biblioteca municipal e reconhecimento do bairro. Observamos o descaso com a natureza, falta de saneamento, esgoto a céu aberto, etc. Em meio a natureza foi falado sobre os órgãos reprodutores das plantas, sendo exemplificado por um hibisco vermelho que floresce em meio a estrada. Também incentivo a leitura e como usar a biblioteca. Os alunos produziram um texto sobre os malefícios do lixo e tudo o que eles observarão e como prevenir. Também falamos de bulling, escutamos uma musica dos Paralamas do sucesso. Pitaram desenho que correspondia ao assunto e responderam um questionário, logo após um texto foi escrito sobre as experiências e o que eles tinham absorvido do tema.

Foto 01: Limpeza do terreno.

Trabalhamos na horta vários plantios e manutenção dos canteiros de pequenos temperos. 

Limpeza de entulhos da horta pra preparação da nova horta mandala no terreno grande. ( que será necessário uma equipe profissional pra fazer a drenagem do terreno devido a seguidos alagamento prejudicando a horta, como também  entulhos e lixo).

Foto 02. Inicio da construção da Horta

Criação de nova horta do lado da cozinha. Montagem dos canteiros e

Preparação da terra para o plantio. A jardinagem da escola e limpeza do pátio.

Falamos sobre os agrotóxicos e pesquisa entre eles de quem tem cultivo em casa.

Foto 03. Estudantes plantado mudas.

Foto 4. Vaso de pneu

Foto 5. Estudantes realizando a atividade.

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DE APRENDIZAGEM E RECEPTIVIDADE:

Avaliação oral, escrita e de repassar o conhecimento pra o outro grupo e houve muita interação.

Metodologia: Saída de campo ate a horta, praticas na horta, em e sala. Trabalhos apresentados em equipe e não só em grupo. Foi passado a cada um fazer parte total da atividade levando em conta as habilidades já disponíveis.

OBJETIVO: Divulgar a saúde, a qualidade de vida, cuidados essenciais pra uma vida saudável, alimentação saudável, prevenção de doenças.

Foto 6. Horta mandala.

Atividades desenvolvidas:

Esse período trabalhamos com conteúdos relacionados a horta, e todos os processos de preparação do terreno, tirada de entulhos, limpeza, drenagem, plantio etc. Os alunos participaram em todas as etapas porem também foi necessário a colaboração de uma equipe de jardinagem. Devido o terreno ter necessidade de varias alterações devido ao terreno ser argiloso e manancial.  

Vários conteúdos foram apresentados, males dos agrotóxicos, herbicidas, fungicidas. Todos relacionados com a saúde e qualidade de vida e horta sustentável.

 

 AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DE APRENDIZAGEM E RECEPTIVIDADE:

As avaliações estão se ampliando além somente de conteúdos e sim condutas e respeito entre os alunos, a cada dia eles estão mais solidários e portadores e semeadores destes saberem para a comunidade. Avaliamos também a disposição para o trabalho. A aprendizagem esta em nível máximo. Avaliação oral, escrita e principalmente percebemos que houve uma interiorização real do saber.

O trabalho em equipe ele faz com que o aluno tome posse de todo o processo mantendo uma qualidade equilibrada do aprendizado. Também avaliamos o aumento do consumo de verdes.