Ciências 2 > Posts > Oficinas do Festival Cultural, Escola Paulo Freire.
Oficinas do Festival Cultural.
METODOLOGIA:
Expomos o conteúdo, com diversas conversas e vídeo sobre os assuntos referentes. Demonstramos e fizemos atividades sobre o ciclo das águas e solos nos 6º anos, de forma lúdica para aquela faixa etária, como atividades sobre a água e o ciclo da água. Nos 8º anos fizemos também algumas exposições de vídeo sobre nutrição e corpo humano, e diversificamos sobre o estudo de caso. Apresentamos os documentários sobre os sistemas digestório e a relação sobre a obtenção de energia.
TEMA:
8º ano:
Corpo humano e nutrição.
6º ano:
Recursos hídricos e ciclo das águas. Solos e composição das rochas
QUAIS DINÂMICAS USADAS:
Apresentação de vídeo expositivo, atividades lúdicas, exposição do conteúdo e estudo de caso. As atividades lúdicas foram desenvolvidas nos 6 anos sobre os ciclo das águas e a composição do solo.
OBJETIVO:
Demonstrar os conteúdos de forma que os alunos possam entender esses mesmos fenômenos. Enfatizamos o conteúdo de forma mais lúdica aos 6º anos, por causa da faixa etária e para um melhor entendimento. Assim demonstrando todo o ciclo das águas e o funcionamento dos solos. Também demonstrar o funcionamento do corpo humano junto ao processo de nutrição com os sistemas digestores, cardiovascular e respiratório nos seus processos de obtenção de energia.
RESUMO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Nosso processo de trabalho se baseou em planejamentos e desenvolvimento em grupo de nossas atividades nas quartas feiras, dia de hora-atividade do professor responsável. Participamos do desenvolvimento do PTD dos 6º e 8º anos, respeitando as diretrizes curriculares e LDBs, o que exigiu leituras e estudos sobre os assuntos referentes e sobre o saber docente. Observamos os conteúdos trabalhados nessas séries e desenvolvemos algumas atividades aos mesmos, de forma mais dinâmica e de entendimento dos alunos. Logo também nesse mesmo período acompanhamos e auxiliamos o professor nas aulas de ciências nas séries abrangidas no período da tarde. Nas quintas feiras aproveitamos as reuniões para os desenvolvimentos das atividades em escola, aproveitando ao máximo o espaço da universidade. Trabalhamos também nessas quintas o trabalho em equipe e o estudo das diretrizes curriculares de ciências, que é o estudo que sempre foi feito com os bolsistas do programa. Trabalhamos também sobre o desenvolvimento do relatório de estágio, no padrão e modelo mais adequado. Em seguida fizemos nossos estudos encima da semana cultural do colégio, no dia 25 de agosto.
Nessa feira desenvolvemos atividades de RPG, Literatura e Tintura de Camisas. Na oficina de RPG, desenvolvemos atividades de interpretação e raciocínio lógico, que são associadas nas áreas de matemática e lógica. Os alunos desenvolveram um conhecimento prévio de matemática, o que ajudou muito no resultado e no decorrer da ação.
Figura1. Oficina de RPG. Imagem Fonte: Fabiano Pinheiro.
Figura2. Alunos na oficina de RPG. Imagem Fonte: Fabiano Pinheiro.
Na oficina de Literatura, foram desenvolvidas atividades e poemas de Rubem Alves, ao qual os alunos desenvolveram os conhecimentos de português e literatura. Eles aparentemente não tinham um conhecimento prévio desse autor, mas o adquiriram ao decorrer da oficina. Essas atividades decorreram com as propostas da escola, e foram relacionados com os saberes nas diferentes áreas do conhecimento.
Figura 3. Alunas na oficina de leitura. Imagem Fonte: Amanda A. Batistel.
Figura 4. Balões da atividade, da oficina de Literatura. Imagem Fonte: Amanda A. Batistel.
Logo depois fizemos o planejamento das atividades e tutorias da feira de ciências do colégio Paulo freire e UFPR Litoral, ao qual fizemos um trabalho de divulgação na semana de 1 a 5 de setembro. Fizemos esse trabalho de divulgação nos períodos da manhã e da tarde, nos dias estipulados pelos bolsistas e professor. Divulgamos as regras e como seriam desenvolvidas as mediações. A turma de magistério se interessou em auxiliar nessas atividades, o que foi de grande valia e troca de experiências futura aos nossos bolsistas.
AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DE APRENDIZAGEM E RECEPTIVIDADE:
A avaliação foi satisfatória e de boa receptividade pelos alunos, sendo que fizemos re-planejamentos dos conteúdos de anatomia, pois o vídeo inicial era muito pesado aos alunos e trocamos por outras matérias mais leves e de melhor entendimento. Eles desenvolveram os conhecimentos de anatomia e ciclo das águas e solo, criando assim uma consciência do que acontece aos assuntos referentes que foram trabalhados. Nossas atividades na semana cultural foi bem recebia pelos alunos, principalmente pelo entusiasmo grande em ambas as oficinas.
OBSERVAÇÕES:
Revemos o conteúdo de anatomia pelos motivos citados, mas conseguimos repassar o conteúdo de forma alternativa. Mas todas as atividades foram satisfatórias.