Atividade de Investigação científica sobre nutrição.

 

            Nossas atividades foram baseadas em um estudo de caso, onde analisamos tabelas nutricionais e assuntos pertinentes à nutrição.          Primeiramente, trabalhamos o método de pesquisa com esses alunos, onde os bolsistas do projeto desenvolveram um material de apoio junto ao professor de ciências. Esse material tinha a finalidade de ajudar ao aluno aprender a pesquisar e refinar seus conceitos sobre os assuntos abordados.     

Objetivos:

1-Incentivar  bons hábitos alimentares;

2-Reconhecer os alimentos que fazem  bem à nossa saúde;

3-estimulá-los a adquirir o hábito de ler o rótulo e verificar os dados

fornecidos.

4-fazer  relação entre alimentação e saúde;

5-utilizar o conhecimento científico para uma mudança de comportamento, 
   originando uma melhor qualidade de vida;

6-Estimular a reflexão do aluno a respeito do conceito de alimentação saudável  e saber o que ele compreende sobre o assunto.

 

            A leitura dos rótulos dos alimentos, na hora das compras, é condição obrigatória para quem se preocupa com saúde e qualidade de vida. Mas não basta ler, é 
preciso entender o que está  impresso e assim fazer a melhor escolha, que lhe 
traga saúde. As informações nutricionais encontradas nos rótulos dos alimentos são fundamentais para que o consumidor possa  identificar se existe algum nutriente restrito à sua alimentação.

            É obrigatória a rotulagem de alimentos industrializados e tem como objetivo proteger os consumidores de declarações abusivas ou enganosas que possam induzi-lo ao erro e, ainda, permite a comparação de produtos na hora da compra.

            De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  os rótulos das embalagens dos alimentos são padronizadas  em todo o Mercosul.

Nos rótulos deve conter, obrigatoriamente, o valor energético (em kcal), e as 
quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, 
gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Essas informações nutricionais terão que  fornecerem a quantidade da porção do alimento em grama ou mililitro, e o 
correspondente em medida caseira, como copo, xícara, dentre outros. Segundo
a nova regulamentação, das informações obrigatórias foram retiradas o Colesterol, o Cálcio e o Ferro e foi incluída a Gordura Trans.

 

O que deve conter em uma embalagem?

Rótulo de Alimentos - Os rótulos devem conter informações obrigatórias tais
como: prazo de validade, ingredientes, conteúdo líquido, identificação da origem, 
lote e instruções sobre o uso e preparo do alimento. Além disso os rótulos devem
especificar a quantidade e a composição química dos alimentos.

Rótulo: Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), rótulo é toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que 
esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do
alimento.


 Função destes compostos em nosso organismo?
• valor energético (calórico)  energia que a porção do alimento fornece. 
• carboidratos  responsáveis pelo fornecimento de energia que nosso corpo
   precisa para realizar as atividades físicas e mentais. 
• proteínas têm função reparadora e construtora de células e tecidos. 
• gorduras totais somatória de todas as gorduras contidas no alimento, entre  
  as funções se destaca a composição das membranas celulares e manutenção  do equilíbrio térmico do organismo. 
• gorduras saturadas tipo de gordura necessária em pequenas quantidades.
  Quando consumidas em excesso, podem causar obesidade, câncer e doenças   cardiovasculares. 
• fibra alimentar  contribuem para o bom funcionamento do intestino. 
• sódio  participa da condução dos impulsos nervosos e contrações musculares.
            Quando consumido em excesso, pode causar hipertensão. 
 % VD (Valor Diário de Referência): é o percentual que a porção do alimento 
atende do Valor Diário utilizado como Referência para a rotulagem.

 

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1-Recorte a Informação Nutricional de qualquer rótulo de alimento e cole abaixo.

 

2- Conceitue os componentes químicos nutricional dos rótulos de alimentos:

a- Carboidratos                           

b-Proteínas                                   

c-Gorduras saturadas

d- Gorduras trans

e-Fibra

f-Sódio

3 – Quais nutrientes presente na informação nutricional do rótulo que você

recortou e colou, fornece mais energia para os seres vivos?

4 – As gorduras são maléficas para nossa saúde. Você concorda com essa

afirmação? Justifique

5 – Você costuma fazer a leitura das informações nutricionais dos rótulos de

alimentos? Justifique

6-Explicar o significado e as diferenças entre os alimentos “diet” e “light”.

7-Calcule seu IMC(Índice de Massa Corporal) = Peso atual (kg) / altura2 (m2 ).

    Depois analisamos o IMC de cada aluno, segundo tabela da OMS.

8-Porque é importante ter uma dieta balanceada?

9- O que você entende por Valor Calórico?

10- Cite exemplos de alimentos industrializados muito calórico e pouco calórico.

11-O alimento que você analisou o rótulo é rico em que nutriente? Justifique.

12-Faça uma  análise de sua alimentação diária e verifique se está de acordo
      com a  Pirâmide Alimentar.

13-O que acontece com o organismo, quando uma pessoa fica muito tempo 
      sem  receber o mínimo de alimentos de que precisa para sobreviver?

14-Tabu x Alimentação

Existem informações que circulam pela sociedade, passadas de geração em 
geração, ou que surgem repentinamente como se fossem verdades universais
mas que não apresentam comprovação científica. É o caso de quem afirma que comer manga com leite faz mal. Essa afirmação é da época da escravatura, e o
objetivo real era de evitar que os escravos consumissem o leite dos senhores.

Cite alguns tabus alimentares utilizado em seu cotidiano.

Eles compreenderem que nem toda a gordura é ruim, mas sim seu excesso. Essa tabela esclareceu diversas dúvidas e mitos. Segue abaixo o material. O conteúdo de energia foi contemplado nos oitavos anos, utilizando a nutrição, trazendo os rótulos dos alimentos e discutindo com os alunos os nutrientes de cada alimento, na atividade desenvolvida pelos alunos de investigação científica.

 

Atividade prática

            Em seguida a essa atividade, medimos a altura e o peso dos alunos para o calculo do IMC (índice de massa corporal), discutimos sobre a importância de saber o IMC, como por exemplo: as pessoas que estão com obesidade devem procurar o posto de saúde para tomar a vacina da H1N1, pois com a quantidade de gordura no tecido adiposo, dificulta o funcionamento correto do pulmão, o que agravaria o estado da doença (gripe H1N1). Além das outras doenças causadas pela má alimentação, todos os alunos fizeram os cálculos e comparam com a tabela de IMC.

 

Abaixo estão as tabelas referentes à atividade de IMC com os alunos dos oitavos anos. Realizada pelas bolsistas Anelize Nunes e Francielle Torres.

Nome

Altura

Peso

Anderson

1.54

32,7

André

1.43

31,1

Bruna

1.64

60,9

Caio

1.50

37,7

Camila

1.48

40,3

Carlos Alexandre

1.63

46

Carlos Eduardo

1.65

50,9

Diego

1.69

45,7

Guilherme

1.60

45,8

Laís

1.60

47,2

Leonardo

1.58

73,6

Lucas

1.79

56,4

Matheus

1.56

42

Moises

1.64

49,7

Naiara

1.56

50,2

Rafaelly

1.66

52,7

Rayani

1.61

48,4

Rosana

1.63

41,2

Rudson

1.59

42,6

Suelen

1.64

45,3

Vanessa

1.59

72,7

Vinicius

1.71

64,1

Wallisson

1.74

59,2

Pablo

1.61

45,3

André

1.49

44,6

Larissa

1.59

49.3

 

 

 

Nome

altura

peso

Ana Sofia

1.78

58,6

Bruno Henrique

1.61

43,1

Dayane Fernades

1.54

34,2

Eduarda de Oliveira

1.60

43,1

Eduardo

1.60

40,9

Emanuel

1.59

49,2

Gean Vitor

1.66

45,9

Gustavo

1.81

63,8

Igor

1.67

50,2

Janaína

1.53

59,1

João Pedro

1.65

37,3

Joaquim

1.67

52,9

Kessa

1.53

34,3

Letícia

1.60

47,5

Lucas

1.66

49,3

Lucas Nardeli

1.74

42,3

Matheus

1.70

49,3

Patrick

1.66

44,5

Rafael

1.45

27,5

Rochele

1.59

49,5

Rodrigo

1.69

51,3

Sabrina

1.55

44,4

Stefani

1.62

51,1

Thayna

1.51

44

Vitor

1.70

54,3

Ygor

1.74

104

 

 

 

 

 

Figura 1. Professor Alexandro Stella fazendo a introdução ao estudo de caso.

Fonte: Fabiano Pinheiro.

 

            Essa atividade foi realizada com os oitavos anos, onde eles tinham que recortar rótulos de embalagem e anotar o valor calórico dos alimentos. Eles aprenderam sobre os valores diários e os números de calorias que uma pessoal saudável pode ingerir, pois o excesso dela pode ocasionar problemas de saúde e uma piora na qualidade de vida. Nesse mesmo estudo de caso foi relatado algumas questões mitos sobre a alimentação, que logo foi desmistificado na pesquisa desses alunos.

 

Figura 2. Alunos em momento de pesquisa.

Fonte:Fabiano Pinheiro.

 

            Esse estudo foi muito importante, pois eles aprenderam e apreenderam como fazer uma pesquisa e como estudar realmente. Essa disciplina no estudo é necessária para o desenvolvimento do senso critico em si. Eles aprenderam sobre diversos temas e desmistificaram vários mitos sobre a alimentação. Isso será importante para eles e que isso reflita no seu bem estar e na qualidade de vida.