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Atividade de Investigação científica sobre nutrição.
Nossas atividades foram baseadas em um estudo de caso, onde analisamos tabelas nutricionais e assuntos pertinentes à nutrição. Primeiramente, trabalhamos o método de pesquisa com esses alunos, onde os bolsistas do projeto desenvolveram um material de apoio junto ao professor de ciências. Esse material tinha a finalidade de ajudar ao aluno aprender a pesquisar e refinar seus conceitos sobre os assuntos abordados.
Objetivos:
1-Incentivar bons hábitos alimentares;
2-Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
3-estimulá-los a adquirir o hábito de ler o rótulo e verificar os dados
fornecidos.
4-fazer relação entre alimentação e saúde;
5-utilizar o conhecimento científico para uma mudança de comportamento,
originando uma melhor qualidade de vida;
6-Estimular a reflexão do aluno a respeito do conceito de alimentação saudável e saber o que ele compreende sobre o assunto.
A leitura dos rótulos dos alimentos, na hora das compras, é condição obrigatória para quem se preocupa com saúde e qualidade de vida. Mas não basta ler, é
preciso entender o que está impresso e assim fazer a melhor escolha, que lhe
traga saúde. As informações nutricionais encontradas nos rótulos dos alimentos são fundamentais para que o consumidor possa identificar se existe algum nutriente restrito à sua alimentação.
É obrigatória a rotulagem de alimentos industrializados e tem como objetivo proteger os consumidores de declarações abusivas ou enganosas que possam induzi-lo ao erro e, ainda, permite a comparação de produtos na hora da compra.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os rótulos das embalagens dos alimentos são padronizadas em todo o Mercosul.
Nos rótulos deve conter, obrigatoriamente, o valor energético (em kcal), e as
quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas,
gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Essas informações nutricionais terão que fornecerem a quantidade da porção do alimento em grama ou mililitro, e o
correspondente em medida caseira, como copo, xícara, dentre outros. Segundo
a nova regulamentação, das informações obrigatórias foram retiradas o Colesterol, o Cálcio e o Ferro e foi incluída a Gordura Trans.
O que deve conter em uma embalagem?
Rótulo de Alimentos - Os rótulos devem conter informações obrigatórias tais
como: prazo de validade, ingredientes, conteúdo líquido, identificação da origem,
lote e instruções sobre o uso e preparo do alimento. Além disso os rótulos devem
especificar a quantidade e a composição química dos alimentos.
Rótulo: Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), rótulo é toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que
esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do
alimento.
Função destes compostos em nosso organismo?
• valor energético (calórico) energia que a porção do alimento fornece.
• carboidratos responsáveis pelo fornecimento de energia que nosso corpo
precisa para realizar as atividades físicas e mentais.
• proteínas têm função reparadora e construtora de células e tecidos.
• gorduras totais somatória de todas as gorduras contidas no alimento, entre
as funções se destaca a composição das membranas celulares e manutenção do equilíbrio térmico do organismo.
• gorduras saturadas tipo de gordura necessária em pequenas quantidades.
Quando consumidas em excesso, podem causar obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.
• fibra alimentar contribuem para o bom funcionamento do intestino.
• sódio participa da condução dos impulsos nervosos e contrações musculares.
Quando consumido em excesso, pode causar hipertensão.
% VD (Valor Diário de Referência): é o percentual que a porção do alimento
atende do Valor Diário utilizado como Referência para a rotulagem.
1-Recorte a Informação Nutricional de qualquer rótulo de alimento e cole abaixo.
2- Conceitue os componentes químicos nutricional dos rótulos de alimentos:
a- Carboidratos
b-Proteínas
c-Gorduras saturadas
d- Gorduras trans
e-Fibra
f-Sódio
3 – Quais nutrientes presente na informação nutricional do rótulo que você
recortou e colou, fornece mais energia para os seres vivos?
4 – As gorduras são maléficas para nossa saúde. Você concorda com essa
afirmação? Justifique
5 – Você costuma fazer a leitura das informações nutricionais dos rótulos de
alimentos? Justifique
6-Explicar o significado e as diferenças entre os alimentos “diet” e “light”.
7-Calcule seu IMC(Índice de Massa Corporal) = Peso atual (kg) / altura2 (m2 ).
Depois analisamos o IMC de cada aluno, segundo tabela da OMS.
8-Porque é importante ter uma dieta balanceada?
9- O que você entende por Valor Calórico?
10- Cite exemplos de alimentos industrializados muito calórico e pouco calórico.
11-O alimento que você analisou o rótulo é rico em que nutriente? Justifique.
12-Faça uma análise de sua alimentação diária e verifique se está de acordo
com a Pirâmide Alimentar.
13-O que acontece com o organismo, quando uma pessoa fica muito tempo
sem receber o mínimo de alimentos de que precisa para sobreviver?
14-Tabu x Alimentação
Existem informações que circulam pela sociedade, passadas de geração em
geração, ou que surgem repentinamente como se fossem verdades universais
mas que não apresentam comprovação científica. É o caso de quem afirma que comer manga com leite faz mal. Essa afirmação é da época da escravatura, e o
objetivo real era de evitar que os escravos consumissem o leite dos senhores.
Cite alguns tabus alimentares utilizado em seu cotidiano.
Eles compreenderem que nem toda a gordura é ruim, mas sim seu excesso. Essa tabela esclareceu diversas dúvidas e mitos. Segue abaixo o material. O conteúdo de energia foi contemplado nos oitavos anos, utilizando a nutrição, trazendo os rótulos dos alimentos e discutindo com os alunos os nutrientes de cada alimento, na atividade desenvolvida pelos alunos de investigação científica.
Atividade prática
Em seguida a essa atividade, medimos a altura e o peso dos alunos para o calculo do IMC (índice de massa corporal), discutimos sobre a importância de saber o IMC, como por exemplo: as pessoas que estão com obesidade devem procurar o posto de saúde para tomar a vacina da H1N1, pois com a quantidade de gordura no tecido adiposo, dificulta o funcionamento correto do pulmão, o que agravaria o estado da doença (gripe H1N1). Além das outras doenças causadas pela má alimentação, todos os alunos fizeram os cálculos e comparam com a tabela de IMC.
Abaixo estão as tabelas referentes à atividade de IMC com os alunos dos oitavos anos. Realizada pelas bolsistas Anelize Nunes e Francielle Torres.
Nome |
Altura |
Peso |
Anderson |
1.54 |
32,7 |
André |
1.43 |
31,1 |
Bruna |
1.64 |
60,9 |
Caio |
1.50 |
37,7 |
Camila |
1.48 |
40,3 |
Carlos Alexandre |
1.63 |
46 |
Carlos Eduardo |
1.65 |
50,9 |
Diego |
1.69 |
45,7 |
Guilherme |
1.60 |
45,8 |
Laís |
1.60 |
47,2 |
Leonardo |
1.58 |
73,6 |
Lucas |
1.79 |
56,4 |
Matheus |
1.56 |
42 |
Moises |
1.64 |
49,7 |
Naiara |
1.56 |
50,2 |
Rafaelly |
1.66 |
52,7 |
Rayani |
1.61 |
48,4 |
Rosana |
1.63 |
41,2 |
Rudson |
1.59 |
42,6 |
Suelen |
1.64 |
45,3 |
Vanessa |
1.59 |
72,7 |
Vinicius |
1.71 |
64,1 |
Wallisson |
1.74 |
59,2 |
Pablo |
1.61 |
45,3 |
André |
1.49 |
44,6 |
Larissa |
1.59 |
49.3 |
Nome |
altura |
peso |
Ana Sofia |
1.78 |
58,6 |
Bruno Henrique |
1.61 |
43,1 |
Dayane Fernades |
1.54 |
34,2 |
Eduarda de Oliveira |
1.60 |
43,1 |
Eduardo |
1.60 |
40,9 |
Emanuel |
1.59 |
49,2 |
Gean Vitor |
1.66 |
45,9 |
Gustavo |
1.81 |
63,8 |
Igor |
1.67 |
50,2 |
Janaína |
1.53 |
59,1 |
João Pedro |
1.65 |
37,3 |
Joaquim |
1.67 |
52,9 |
Kessa |
1.53 |
34,3 |
Letícia |
1.60 |
47,5 |
Lucas |
1.66 |
49,3 |
Lucas Nardeli |
1.74 |
42,3 |
Matheus |
1.70 |
49,3 |
Patrick |
1.66 |
44,5 |
Rafael |
1.45 |
27,5 |
Rochele |
1.59 |
49,5 |
Rodrigo |
1.69 |
51,3 |
Sabrina |
1.55 |
44,4 |
Stefani |
1.62 |
51,1 |
Thayna |
1.51 |
44 |
Vitor |
1.70 |
54,3 |
Ygor |
1.74 |
104 |
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Figura 1. Professor Alexandro Stella fazendo a introdução ao estudo de caso.
Fonte: Fabiano Pinheiro.
Essa atividade foi realizada com os oitavos anos, onde eles tinham que recortar rótulos de embalagem e anotar o valor calórico dos alimentos. Eles aprenderam sobre os valores diários e os números de calorias que uma pessoal saudável pode ingerir, pois o excesso dela pode ocasionar problemas de saúde e uma piora na qualidade de vida. Nesse mesmo estudo de caso foi relatado algumas questões mitos sobre a alimentação, que logo foi desmistificado na pesquisa desses alunos.
Figura 2. Alunos em momento de pesquisa.
Fonte:Fabiano Pinheiro.
Esse estudo foi muito importante, pois eles aprenderam e apreenderam como fazer uma pesquisa e como estudar realmente. Essa disciplina no estudo é necessária para o desenvolvimento do senso critico em si. Eles aprenderam sobre diversos temas e desmistificaram vários mitos sobre a alimentação. Isso será importante para eles e que isso reflita no seu bem estar e na qualidade de vida.