Português 2 > Posts > Exemplo prototípico de sequência didática de aula ministrada pelos bolsistas do subprojeto Português 2 em 2017.
Exemplo prototípico de sequência didática de aula ministrada pelos bolsistas do subprojeto Português 2 em 2017, com vistas à leitura e produção de textos argumentativos na Educação Básica. A totalidade das sequências de 2017 não cabem neste relatório, tampouco é pertinente sua divulgação na íntegra. Optamos, portanto, por divulgação de arquivos prototípicos.
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A prática de bullying em sala de aula
TEXTO 01
Os animes tem um grande papel na vida de algumas pessoas. Com eles, aprendemos
várias lições que podemos levar para a vida inteira capaz de nos tornar pessoas
melhores. Ao longo de mais de 14 anos, espectadores acompanharam a jornada do
jovem Naruto, que passou de criança rebelde que sofria bullying na escola a guerreiro
ninja salvador de todo o mundo.
Em sua trajetória, o personagem apresentou para os espectadores diversas lições, bem
como a valorização pessoal de nós mesmos em relação aos nossos sonhos ou até
mesmo que o trabalho em equipe tende a ter bons resultados, considerando que em
todas suas missões, ele estava acompanhado de um amigo ou um grupo, que acabam
se ajudando o tempo todo.
Por fim, se você tem uma meta, Naruto revela que jamais devemos desistir. Além
disso, o personagem aponta que não precisamos nos importar com o que as pessoas
pensam ou dizem sobre nossas diferenças. Apenas siga seu coração e foque no
necessário para alcançar seus objetivos.
https://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2017/03/23/chegou-ao-fim-apos-14-anos-co
mo-naruto-mudou-o-mundo-dos-animes.htm (ADAPTADO)
http://www.ultracurioso.com.br/9-licoes-que-aprendemos-assistindo-naruto/
(ADAPTADO)
TEXTO 02
Bullying é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma
intencional e continuada, de um indivíduo, ou grupo contra outro(s) indivíduo(s), ou
grupo(s), sem motivo claro.
A palavra “Bullying” é de origem inglesa.
No Brasil, a palavra “Bullying” é utilizada principalmente em relação aos atos
agressivos entre alunos e/ou grupos de alunos nas escolas. Até pouco tempo, o que
hoje reconhecemos como Bullying, era visto como fatos isolados, “briguinhas de
criança”, e normalmente família e escola não tomam atitude nenhuma a respeito.
Atualmente o Bullying é reconhecido como um problema crônico nas escolas, e com
consequências sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores.
As formas de agressão entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés,
insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vítima a situações
vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens
(inclusive pela internet), ameaças (enviar mensagens, por exemplo), e a exclusão.
Entre os meninos, os ataques mais comuns são as físicas. Ainda que não efetivada a
agressão, os agressores costumam ameaçar, meter medo em suas vítimas.
Já as meninas agressoras costumam espalhar rumores mentirosos, ou ameaçarem e
espalharem segredos para causar mal estar.
As ameaças podem vir acompanhadas de extorsão, chantagem para obter dinheiro,
sobretudo com alunos de 5ª e 6ª série.
Tanto vítimas, quanto agressores podem sofrer consequências psicológicas desta
situação de abuso, porém o que normalmente acontece, é que todas as atenções dos
responsáveis (pais e professores) se voltem para o agressor, visto como um marginal
em potencial, e a vítima é esquecida.
O Bullying atrapalha inclusive a aprendizagem, sendo que normalmente os agressores
são as crianças com maior porcentagem de reprovação.
Os casos de agressão, que acontecem por um período maior devem ser encaminhadas
para atendimento psicológico.
Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/bullying-na-escola/ (ADAPTADO)
A partir das ideias expressas nos textos, como pode ocorrer bullying na escola ou na
sala de aula? Dê sua opinião e exponha suas ideias através de exemplos, propondo por
fim uma solução para o bullying na escola ou na sala de aula. Você poderá usar como
referência os dois textos acima. Seu texto deverá ter no mínimo 15 linhas.