TITULO DO RESUMO:

ARGUMENTAÇÃO E REESCRITA NO ENSINO MÉDIO

RESUMO DO TRABALHO:

Este trabalho tem como objetivo analisar textos argumentativos de alunos do ensino médio a partir do trabalho realizado pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID – Português 2, nos anos de 2015 e 2016. Tomamos a argumentação como objeto de estudo a fim de que se obtenha uma melhora nos textos dos alunos da educação básica. Para isso, analisamos três redações, uma advinda do 1º ano do ensino médio e duas advindas do 3º ano do ensino médio, utilizando-se de metodologias distintas. A redação do 1º ano é analisada tendo como objetivo a orientação para a reescrita, partindo da ideia de que ela deve ser orientada não somente no nível frasal, mas também no nível argumentativo, trabalhando-se assim a prática do texto como um todo, desde a noção de gênero textual até a noção de sequência textual (ADAM, 2008). Nessa prática, partimos inicialmente do trabalho com partes do texto, sendo a reescrita direcionada a partir de exercícios didáticos pontuais retirados do próprio texto do aluno.  Por outro lado, os dois textos de 3º ano são analisados a partir de uma perspectiva que entende o conceito de “minirredação” como um mecanismo auxiliador da compreensão dos alunos sobre qual é e qual deve ser a estrutura de um texto argumentativo. Nesse sentido é primeiramente apresentado aos alunos o conceito de minirredação e sua aplicação, para depois partir para o texto em sua estrutura completa, a argumentativa. Com base nesses dois trabalhos percebemos a extrema importância do direcionamento cuidadoso do professor sobre o texto do aluno (LEITE & PEREIRA, 2012). Ao nos utilizarmos de uma metodologia de reescrita com exercícios pontuais, centrados no nível frasal e argumentativo, e de uma metodologia que apresenta primeiramente um conceito de partes do texto, conceito de minirredação, para depois partir para o texto em sua estrutura completa, observamos que os alunos percebem a carência de determinados elementos textuais que contribuem para a compreensão total do texto e são capazes de melhorá-los na prática de reescrita.

Palavras-chave

Argumentação, Ensino, Redação Escolar.