Relatório PIBID 2016. Projeto Português 2. Profa. Coordenadora Teresa Cristina Wachowicz

 

O Projeto PIBID no geral viveu um período difícil no ano de 2016: ameaça de revogação do edital com a continuidade dos trabalhos até 2018, pela portaria 46/2016, troca e remodelação dos bolsistas, ocupações nas escolas, paralisações e ocupações do prédio sede do Setor de Ciências Humanas da UFPR.

Mas os trabalhos do subprojeto Português 2 tiveram continuidade.

Em agosto de 2016, contamos com o rearranjo de bolsistas e supervisoras, assim concretizado:

Bolsistas:

Ísis Knoblauch; Dayane Paula Da Silva; Rodrigo Pereira Dos Anjos; Victor Oliveira Puchalski; Tainá Rainele Siqueira Cordeiro; Thaís Ribas Burbello; Jade Thomaz Rogério; Manuella Da Cruz Marquetti; Romulo Alves De Oliveira; Pedro Carvalho Ferraz; José Aparecido Vanzela Júnior; Micaela Camile Biancato; Ranieri Emanuele Mastroberardino; Regiane Soranzo; Bárbara Franco Justi; Marlon Da Fonseca Misceno Araujo

Escolas:

  • Colégio Estadual do Paraná (CEP), com a supervisora profa Glaucia Dziubate, com reunião do grupo todo em 17/08/2016
  • Colégio Leôncio Correia, com a supervisora profa. Jussara de Cássia Machado de Andrade, com reunião do grupo todo em 03/08/2016

 

No planejamento inicial do trabalho, após nova seleção em maio de 2016, ouvimos os bolsistas nos seguintes pontos:

 

 

  1. Intenções de permanência e trabalho no PIBID.
  2. Disponibilidades de horário.
  3. Comentários sobre a escola conveniada e supervisora.
  4. Sugestões de continuidade ou mudança das dinâmicas de trabalho.

 

Em função do rearranjo de bolsistas, fizemos uma proposta de trabalho para 2016 que recupera o que foi feito em 2015 para aprofundar leitura e planejar elaboração de atividades, figurando como uma espécie de preparação para o trabalho com argumentação e estruturação textual.

 

O que foi feito em 2016:

  1. Leitura:

Pécora, Alcir. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

Bernardo, Gustavo. Redação Inquieta. Rio de Janeiro: Globo, 1991.

 

Na sequência, durante as atividades de sala de aula, realizamos leitura e discussão de:

Fiorin, J.L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.

 

  1. Atividades:

Os bolsistas organizaram-se em três grupos de três e dividiram-se para participar das aulas conforme cronograma liberado pelas profas. supervisoras, no Colégio Estadual do Paraná e no Colégio Leôncio Correia. Entre os meses de maio e setembro, os bolsistas desenvolveram suas práticas de intervenção de produção textual – visando argumentação -, reescrita coletiva e reescrita individual. Ao total, foram coletados aproximadamente 130 textos da primeira versão, e 120 da segunda. Esse material servirá de subsídio para  atividades propostas em 2017.

Paralelamente, participamos da X Semana de Letras/UFPR e do 14º SIEPE, elaboração e publicação de capítulo de livro PIBID-UFPR/2015.

 

As atividades acadêmicas de 2016 ficaram assim distribuídas:

 

  1. Preparação das aulas, com discussão em grupo.
  2. Revisão de propostas provas de vestibular de produção de textos (UFPR, UNICAMP, FUVEST entre outros).

 

  1. Leitura de manuais básicos à argumentação e Retórica:

Fiorin, J.L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015. (Argumentação e discurso)

Consulta:

Reboul, O., Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998. (Histórico da Retórica)

Perelman, C.; Tyteca, O.L. Tratado da Argumentação. São Paulo: Martins Fontes, 1996. (Técnicas argumentativas para o Direito)

 

  1. Análise de textos de alunos, propostas de anotações e critérios de avaliação.
  2. Preparação para participação em eventos (Semana de Letras e SIEPE) e planejamento de publicações.