PLANO DE AULA(S)

(modelo prototípico)

 

 

Nome da escola

Colégio Estadual do Paraná

Professorando (s)

Ísis Knoblauch; Dayane Paula Da Silva; Rodrigo Pereira Dos Anjos; Victor Oliveira Puchalski; Tainá Rainele Siqueira Cordeiro; Thaís Ribas Burbello; Jade Thomaz Rogério; Manuella Da Cruz Marquetti; Romulo Alves De Oliveira; Pedro Carvalho Ferraz; José Aparecido Vanzela Júnior; Micaela Camile Biancato; Ranieri Emanuele Mastroberardino; Regiane Soranzo; Bárbara Franco Justi; Marlon Da Fonseca Misceno Araujo

 

 

 

Série: 9°

Turma: A

Turno: Tarde

Data: 09/09 a 25/11

Nº de aulas: 03

 

 

Nível: ( x ) Fundamental  (  ) Médio

Horário: Das  13:00  às 17:55

 

 

 

Objetivo Geral: Trabalhar produção textual argumentativa com três etapas: texto individual, reescrita coletiva, reescrita individual.

 

 

Objetivos Específicos:

Contextualizar a temática atual, como o tema da migração humanitária, com textos, filmes, publicidade;

Propiciar discussão associando ideias levantadas aos elementos da argumentação (fato, tese/antítese, argumentos/contraargumentos) ;

Provocar escrita individual do texto argumentativo;

Com os textos anotados e corrigidos, provocar reescrita coletiva de um texto prototípico;

Solicitar reescrita individual com avaliação pontuada pelos comentários em sala e dos texgos.

 

 

Referências Bibliográficas:

Pécora, Alcir. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

Adam, A linguística textual – introdução à análise textual dos discursos. Trad. Rodrigues, M.G.S. et al.São Paulo:Cortez, 2008

Charolles, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVEZ, C. (Org.) O texto: leitura e escrita. Campinas: Pontes, 1989.

Bernardo, Gustavo. Redação Inquieta. Rio de Janeiro: Globo, 1991.

Fiorin, J.L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.

Reboul, O., Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Perelman, C.; Tyteca, O.L. Tratado da Argumentação. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

 

 

 

Recursos utilizados

Xerox de textos contextualizadores da temática;

Datashow e/ou equipamento de som;

Laptop.

Procedimentos de avaliação

Notas de 0 a 10, com reescrita para avaliação processual.

Observações