Português 2 > Posts > Relatório prototípico de sequência de aulas do Português 2
|
PLANO DE AULA(S) (modelo prototípico) |
|
|||||||
|
Nome da escola Colégio Estadual do Paraná |
Professorando (s) Ísis Knoblauch; Dayane Paula Da Silva; Rodrigo Pereira Dos Anjos; Victor Oliveira Puchalski; Tainá Rainele Siqueira Cordeiro; Thaís Ribas Burbello; Jade Thomaz Rogério; Manuella Da Cruz Marquetti; Romulo Alves De Oliveira; Pedro Carvalho Ferraz; José Aparecido Vanzela Júnior; Micaela Camile Biancato; Ranieri Emanuele Mastroberardino; Regiane Soranzo; Bárbara Franco Justi; Marlon Da Fonseca Misceno Araujo
|
|
||||||
|
Série: 9° |
Turma: A |
Turno: Tarde |
Data: 09/09 a 25/11 |
Nº de aulas: 03 |
|
|||
|
Nível: ( x ) Fundamental ( ) Médio |
Horário: Das 13:00 às 17:55 |
|
|
|||||
|
Objetivo Geral: Trabalhar produção textual argumentativa com três etapas: texto individual, reescrita coletiva, reescrita individual. |
|
|||||||
|
Objetivos Específicos: Contextualizar a temática atual, como o tema da migração humanitária, com textos, filmes, publicidade; Propiciar discussão associando ideias levantadas aos elementos da argumentação (fato, tese/antítese, argumentos/contraargumentos) ; Provocar escrita individual do texto argumentativo; Com os textos anotados e corrigidos, provocar reescrita coletiva de um texto prototípico; Solicitar reescrita individual com avaliação pontuada pelos comentários em sala e dos texgos. |
|
|||||||
|
Referências Bibliográficas: Pécora, Alcir. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 1992. Adam, A linguística textual – introdução à análise textual dos discursos. Trad. Rodrigues, M.G.S. et al.São Paulo:Cortez, 2008 Charolles, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVEZ, C. (Org.) O texto: leitura e escrita. Campinas: Pontes, 1989. Bernardo, Gustavo. Redação Inquieta. Rio de Janeiro: Globo, 1991. Fiorin, J.L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015. Reboul, O., Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Perelman, C.; Tyteca, O.L. Tratado da Argumentação. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
|
|
|||||||
|
|||||||||
Recursos utilizados Xerox de textos contextualizadores da temática; Datashow e/ou equipamento de som; Laptop. |
|||||||||
Procedimentos de avaliação Notas de 0 a 10, com reescrita para avaliação processual. |
|||||||||
Observações |
|||||||||