Português 2 > Posts > Relatórios de aulas assistidas no IEP (Instituto de Educação do Paraná)
|
PLANO DE ENSINO |
|
|||||||
|
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto. |
Professorando (s) Ana Celise Ribeiro da Silva. |
|
||||||
|
Série: 1º Ano (Formação de Docentes) |
Turma: E e B |
Turno: Manhã |
Data: 14/04/2015 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
|
Nível: ( ) Fundamental ( X ) Médio |
Horário: 10h20 - 12h |
|
|
|||||
|
Objetivo Geral: Apresentar o nosso projeto PIBID - Português 2 para os alunos. |
|
|||||||
|
Objetivos Específicos: Essa aula aconteceu antes do começo da greve nas escolas estaduais. Nesse dia a bolsista apresentou o projeto do PIBID - Português 2 para os alunos e assistiu as aulas ministradas pela professora Inês Astreia. |
|
|||||||
Recursos utilizados Não houve. |
|||||||||
Procedimentos de avaliação Não houve. |
|||||||||
Observações
|
|||||||||
|
PLANO DE ENSINO |
|
|||||||
|
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto. |
Professorando (s) Ana Celise Ribeiro da Silva, Sara Duim Dias. |
|
||||||
|
Série: 1º Ano (Formação de Docentes) |
Turma: D e B |
Turno: Manhã |
Data: 16/06 - 30/06/2015 |
Nº de aulas: 06 |
|
|||
|
Nível: ( ) Fundamental ( X ) Médio |
Horário: 07h30 - 09h10 |
|
|
|||||
|
Objetivo Geral: Assistir as aulas de português. |
|
|||||||
|
Objetivos Específicos: Observar as aulas ministradas pela professora Inês Astreia. Com isso nos familiarizarmos com a escola e com os alunos; Conhecer a metodologia da professora. |
|
|||||||
Recursos utilizados |
|||||||||
Procedimentos de avaliação: Metodologia da professora.
|
|||||||||
Observações |
|||||||||
|
PLANO DE ENSINO |
|
|||||||
|
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto. |
Professorando (s) Ana Celise Ribeiro da Silva, Sara Duim Dias. |
|
||||||
|
Série: 1º Ano (Formação de Docentes) |
Turma: D e B |
Turno: Manhã |
Data: 07/07/2015 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
|
Nível: ( ) Fundamental ( X ) Médio |
Horário: 07h30 - 09h10 |
|
|
|||||
|
Objetivo Geral: Aplicar a proposta do nosso projeto, que é debater sobre um determinado tema e pedir para os alunos escreverem uma redação. |
|
|||||||
|
Objetivos Específicos: Na turma D assistimos a aula ministrada pela professora Inês Astreia. Na turma B, debater o texto Da Palmatória ao WhatsApp. |
|
|||||||
|
Referências Bibliográficas: DIDIER, Diogo. Da Palmatória ao WhatsApp. Disponível em: <http://serfelizeserlivre.blogspot.com.br/2013/11/da-palmatoria-ao-whatsapp.html>. Acessado em 18 nov. 2015.
|
|
|||||||
|
|||||||||
Procedimentos de Ensino: Começamos a intervenção com base no projeto PIBID - Português 2. O objetivo era ler um texto e debater sobre ele. Levamos e lemos o texto Da Palmatória ao WhatsApp, de Diogo Didier. Debatemos o tema proposto no texto, que era o uso de celular e internet na sala de aula. Nossa intenção era fazê-los refletir sobre as ideias contidas no texto para poderem escrever uma redação argumentativa sobre o tema.
|
|||||||||
Recursos utilizados: Cada aluno recebeu uma cópia impressa do texto para acompanhar a leitura. |
|||||||||
Procedimentos de avaliação: O comportamento e a participação dos alunos. |
|||||||||
Observações: A participação da turma foi muito satisfatória e produtiva, pois houve participação de quase todos, opinando sobre o tema e apresentando argumentos. |
|||||||||
|
PLANO DE ENSINO |
|
|||||||
|
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto. |
Professorando (s) Ana Celise Ribeiro da Silva, Sara Duim Dias. |
|
||||||
|
Série: 1º Ano (Formação de Docentes) |
Turma: D e B |
Turno: Manhã |
Data: 14/07/2015 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
|
Nível: ( ) Fundamental ( X ) Médio |
Horário: 07h30 - 09h10 |
|
|
|||||
|
Objetivo Geral: Aplicar a proposta do nosso projeto que é debater sobre um determinado tema e pedir para os alunos escreverem uma redação. |
|
|||||||
|
Objetivos Específicos: Na turma D, assistir a aula ministrada pela professora Inês Astreia. Na turma B, solicitar a produção de um texto argumentativo.
|
|
|||||||
|
Referências Bibliográficas: DIDIER, Diogo. Da Palmatória ao WhatsApp. Disponível em: <http://serfelizeserlivre.blogspot.com.br/2013/11/da-palmatoria-ao-whatsapp.html>. Acessado em 18 nov. 2015.
|
|
|||||||
|
|||||||||
Procedimentos de Ensino: Na turma B, relembramos o texto lido e discutido na aula anterior. Pedimos para os alunos escreverem um texto argumentativo sobre o tema, sob a seguinte proposta: "Em um texto de opinião, que apresente argumentos, escreva um texto, de no mínimo 15 e no máximo 30 linhas, sobre o texto lido em sala de aula Da Palmatória ao WhatsApp".
|
|||||||||
Recursos utilizados: Cada aluno recebeu uma folha para escrever a redação. |
|||||||||
Procedimentos de avaliação: A argumentação presente no texto. |
|||||||||
Observações: A participação da turma foi muito satisfatória e produtiva, pois todos escreveram seu texto. |
|||||||||
|
PLANO DE ENSINO |
|
|||||||
|
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto. |
Professorando (s) Ana Celise Ribeiro da Silva, Sara Duim Dias. |
|
||||||
|
Série: 1º Ano (Formação de Docentes) |
Turma: D e B |
Turno: Manhã |
Data: 01/09/2015 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
|
Nível: ( ) Fundamental ( X ) Médio |
Horário: 07h30 - 09h10 |
|
|
|||||
|
Objetivo Geral: Demonstrar o nosso método de correção das redações e apresentar o conceito de reescrita. |
|
|||||||
|
Objetivos Específicos: Na turma D, assistir a aula ministrada pela professora Inês Astreia. Na turma B, possibilitar que os alunos entendam o procedimento de correção dos textos e, a parti disso, possam reescrever seus textos com mais facilidade. |
|
|||||||
|
Referências Bibliográficas: LEITE, E. G.; PEREIRA, R. C. M. A construção da autoria na reescrita de textos: efeitos da interação professor-aluno. Revista Letras, Curitiba, n. 85, p. 11-27, jan./jun. 2012. Editora UFPR. |
|
|||||||
|
|||||||||
Procedimentos de Ensino: Na turma B, Levamos um texto feito por um aluno de outra turma, sob orientações de outro grupo do nosso projeto Pibid, e entregamos uma cópia a cada um deles. Com a cópia em mãos, lemos o texto com eles e começamos a demonstrar falhas argumentativas e sintáticas encontradas nele. Além disso, pedimos que eles também reconhecessem essas falhas. Os alunos fizeram anotações em seus textos, da maneira como lhes pareceu mais compreensível. Depois, pedimos que eles reescrevessem o texto, melhorando aquilo que haviam apontado como problemático. Quando a aula chegou ao fim, recolhemos todos os textos. Alguns alunos não conseguiram terminar a reescrita.
|
|||||||||
Recursos utilizados: Cada aluno recebeu uma cópia impressa do texto e uma folha para produzir a reescrita. |
|||||||||
Procedimentos de avaliação: A capacidade de percepção dos problemas presentes no texto e de correção e melhoria dessas falhas. |
|||||||||
Observações: A participação da turma foi muito satisfatória e produtiva, pois vários alunos apontaram problemas e houve discussões sobre como poderiam ser melhorados. |
|||||||||
|
PLANO DE ENSINO |
|
|||||||
|
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto. |
Professorando (s) Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise Ribeiro da Silva, Sara Duim Dias. |
|
||||||
|
Série: 1º Ano (Formação de Docentes) |
Turma: D e B |
Turno: Manhã |
Data: 15/09/2015 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
|
Nível: ( ) Fundamental ( X ) Médio |
Horário: 07h30 - 09h10 |
|
|
|||||
|
Objetivo Geral: Produzir reescrita dos textos feitos anteriormente. |
|
|||||||
|
Objetivos Específicos: Na turma D, assistir a aula ministrada pela professora Inês Astreia. Na turma B, solicitar a reescrita dos textos feitos em aula anterior. |
|
|||||||
|
Referências Bibliográficas: LEITE, E. G.; PEREIRA, R. C. M. A construção da autoria na reescrita de textos: efeitos da interação professor-aluno. Revista Letras, Curitiba, n. 85, p. 11-27, jan./jun. 2012. Editora UFPR. DIDIER, Diogo. Da Palmatória ao WhatsApp. Disponível em: <http://serfelizeserlivre.blogspot.com.br/2013/11/da-palmatoria-ao-whatsapp.html>. Acessado em 18 nov. 2015. |
|
|||||||
|
|||||||||
Procedimentos de Ensino: Na turma B, devolvemos os textos escritos por eles em nossa segunda intervenção e pedimos que observassem, com atenção, as anotações feitas por nós. Em seguida, solicitamos que eles reescrevessem seu próprio texto. Explicamos que eles deveriam reescrever aquele texto já feito, apenas melhorando-o, e não escrever um texto novo. |
|||||||||
Recursos utilizados: Cada aluno recebeu de volta seu texto corrigido e uma folha para produzir a reescrita. |
|||||||||
Procedimentos de avaliação: A capacidade de compreender as anotações realizadas e corrigir ou melhorar os pontos apontados como problemáticos. |
|||||||||
Observações: Apesar de algumas poucas reclamações sobre a necessidade de escrever, a participação da turma foi muito satisfatória, pois pareceram ter compreendido a noção de reescrita.. |
|||||||||
PLANO DE ENSINO |
|
|||||||
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná |
Professorando (s) Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim. |
|
||||||
Série: 1° do Magistério |
Turma: B e C |
Turno: Manhã |
Data: 22/09 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
Nível: ( ) Fundamental ( x ) Médio |
Horário: 8h05 - 9h35 |
|
|
|||||
Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia. |
|
|||||||
Objetivos Específicos: Introduzir o período histórico-literário e discutir em sala de aula acerca do Trovadorismo. |
|
|||||||
Procedimentos de Ensino Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático. |
||||||||
Recursos utilizados Livros didáticos. |
||||||||
PLANO DE ENSINO |
||||||||
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná |
Professorando (s) Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim. |
|
||||||
Série: 1° do Magistério |
Turma: B e C |
Turno: Manhã |
Data: 29/09 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
Nível: ( ) Fundamental ( x ) Médio |
Horário: 8h05 - 9h35 |
|
|
|||||
Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia. |
|
|||||||
Objetivos Específicos: Retomar conceitos formados na aula anterior e introduzir as Cantigas de amor. |
|
|||||||
Procedimentos de Ensino Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático. |
||||||||
Recursos utilizados Livros didáticos. |
||||||||
PLANO DE ENSINO |
||||||||
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná |
Professorando (s) Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim. |
|
||||||
Série: 1° do Magistério |
Turma: B e C |
Turno: Manhã |
Data: 06/10 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
Nível: ( ) Fundamental ( x ) Médio |
Horário: 8h05 - 9h35 |
|
|
|||||
Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia. |
|
|||||||
Objetivos Específicos: Retomar conceitos formados na aula anterior e introduzir as Cantigas de amigo. |
|
|||||||
Procedimentos de Ensino Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático. |
||||||||
Recursos utilizados Livros didáticos. |
||||||||
PLANO DE ENSINO |
||||||||
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná |
Professorando (s) Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim. |
|
||||||
Série: 1° do Magistério |
Turma: B e C |
Turno: Manhã |
Data: 13/10 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
Nível: ( ) Fundamental ( x ) Médio |
Horário: 8h05 - 9h35 |
|
|
|||||
Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia. |
|
|||||||
Objetivos Específicos: Retomar conceitos formados na aula anterior e introduzir as Cantigas de Escárnio. |
|
|||||||
Procedimentos de Ensino Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático. |
||||||||
Recursos utilizados Livros didáticos. |
||||||||
PLANO DE ENSINO |
||||||||
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná |
Professorando (s) Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim. |
|
||||||
Série: 1° do Magistério |
Turma: B e E |
Turno: Manhã |
Data: 20/10 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
Nível: ( ) Fundamental ( x ) Médio |
Horário: 8h05 - 9h35 |
|
|
|||||
Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia. |
|
|||||||
Objetivos Específicos: Retomar conceitos formados na aula anterior e introduzir as Cantigas maldizer. |
|
|||||||
Procedimentos de Ensino Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático. |
||||||||
Recursos utilizados Livros didáticos. |
||||||||
PLANO DE ENSINO |
||||||||
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná |
Professorando (s) Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim. |
|
||||||
Série: 1° do Magistério |
Turma: B e E |
Turno: Manhã |
Data: 27/10 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
Nível: ( ) Fundamental ( x ) Médio |
Horário: 8h05 - 9h35 |
|
|
|||||
Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia. |
|
|||||||
Objetivos Específicos: Retomar conceitos formados na aula anterior e introduzir a o contexto histórico-literário da Poesia de Gil Vicente. |
|
|||||||
Procedimentos de Ensino Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático. |
||||||||
Recursos utilizados Livros didáticos. |
||||||||
PLANO DE ENSINO |
||||||||
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná |
Professorando (s) Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim. |
|
||||||
Série: 1° do Magistério |
Turma: C e B |
Turno: Manhã |
Data: 03/11 |
Nº de aulas: 02 |
|
|||
Nível: ( ) Fundamental ( x ) Médio |
Horário: 8h05 - 9h35 |
|
|
|||||
Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia. |
|
|||||||
Objetivos Específicos: Retomar conceitos formados na aula anterior e continuar a discussão acerca da Poesia de Gil Vicente. |
|
|||||||
Procedimentos de Ensino Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático. |
||||||||
Recursos utilizados Livros didáticos. |
||||||||
|
PLANO DE ENSINO |
|
|||||||
|
Nome da escola Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto |
Professorando (s) Jheniffer Pizza; Kátia Alves; Rômulo Alves |
|
||||||
|
Série: 8° |
Turma: B |
Turno: Tarde |
Data: 23/12 a 30/12 |
Nº de aulas: 04 |
|
|||
|
Nível: ( x ) Fundamental ( ) Médio |
Horário: das 16:15 às 17:50 |
|
|
|||||
|
Objetivo Geral:Trabalhar o gênero Carta |
|
|||||||
|
Objetivos Específicos: Ensinar a constituição do gênero carta; dar significado a prática de escrita da carta; discutir a noção de carta ao longo dos últimos cinquenta anos; produção de uma carta; produção da resposta à carta e reescrita. |
|
|||||||
|
Referências Bibliográficas: Ramos, Graciliano. Cartas de Amor a Heloísa. Ilustrações de Floriano Teixeira. Rio de Janeiro, Record, 1994. Jornal Cândido, Biblioteca Pública do Paraná, edição junho de 2015.
|
|
|||||||
|
|||||||||
Procedimentos de Ensino Na primeira aula leremos algumas cartas do autor Graciliano Ramos, pois é o autor que a professora supervisora está trabalhando com os alunos. Nosso objetivo é ensinar a estrutura do gênero carta, através das correspondências do autor. Em seguida, distribuiremos a edição de junho de 2015 do jornal da Biblioteca Pública do Paraná, que é uma edição que concentra cartas de vários autores, entre eles Monteiro Lobato. Na sequência, usaremos produções dos próprios alunos, pois anteriormente, com a professora da turma, eles produziram contos. Usaremos esses contos para a produção da carta. Na aula seguinte eles devem ler um conto de algum colega e escrever uma carta a ele como comentário crítico ao conto. Assim todos farão e receberão cartas. Depois eles escreverão respostas às cartas, concordando ou discordando dos comentários anteriores. Por mim, eles poderão trabalhar a reescrita da carta, a fim de aperfeiçoar a partir dos feedbacks dos próprios colegas e da nossa correção. |
|||||||||
Recursos utilizados Livro Cartas de amor à Heloísa; Jornal Cândido |
|||||||||
Procedimentos de avaliação Notas atribuídas dentro de critérios preestabelecidos, de 0 a 10 e feedbacks da turma. |
|||||||||
Observações As quatro aulas serão realizadas em dois dias, com aulas duplas, sempre sob a supervisão da professora da turma. Além de que todas as produções, tanto as primeiras, como as reescritas foram estudadas e discutidas pelo grupo. |
|||||||||
RELATÓRIO GERAL
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ – 1° ano do magistério – Turma E
Bolsistas
Manuella da Cruz Marquetti
Rodrigo Pereira dos Anjos
Thaís Ribas Burbello
ABRIL DE 2015
DIA 24/04: Aula de observação: primeiro dia
Nossa primeira aula no Instituto de Educação do Paraná. Neste dia, fomos apresentados à classe – composta exclusivamente por meninas – e começamos a respirar a atmosfera eletrizante e única que pulsa dentro de cada sala de aula. Quantos sonhos não se escondem no coração dessas alunas? São adolescentes explosivas, contestadoras, criativas, agitadas, desobedientes, expansivas, curiosas, doces e inteligentes.
Enquanto um sol tímido de abril iluminava a sala, ficamos pensando nos desafios que enfrentaríamos durante o ano, na tentativa de transmitir àqueles corações acelerados a paixão pela palavra escrita e pela produção textual.
GREVE DA REDE ESTADUAL – DURAÇÃO: 44 DIAS
JUNHO DE 2015
DIA 12/06: Aula de observação: visita ao museu
Há algo de especial na configuração espacial e material do Instituto de Educação do Paraná. Localizado no centro de Curitiba, o colégio, fundado em 1876, ainda lembra em muitos pontos a arquitetura de outros tempos. O assoalho de madeira, por exemplo, que range e ressoa sob a movimentação da sala, traz à
memória afetiva todo um passado de alunos que ali estudaram e viveram, compondo um clima de casarão antigo, com seu quê de saudade e aconchego.
Neste dia, a professora Inês explicou as diretrizes que deveriam orientar a realização de um trabalho escolar que consistia em visitar um museu, escolher uma obra de arte, descrevê-la e analisá-la.
DIA 19/06: Aula de observação: patrimônios histórico-culturais
No dia 19 de junho, começamos a assistir a uma série de apresentações sobre alguns patrimônios histórico-culturais brasileiros, tais como o Teatro Amazonas, a Ópera de Arame e o Pelourinho. Foi interessante perceber a desenvoltura de algumas alunas ao expor o tema, explicando-o com clareza e espontaneidade.
DIA 26/06: Aula de observação: patrimônios histórico-culturais
Continuamos a assistir aos seminários sobre alguns monumentos do patrimônio histórico nacional. Foi uma aula participativa e com boas apresentações – mesmo que algumas meninas demonstrassem claramente uma indiferença com relação ao trabalho das colegas. Nesta aula ficou clara a importância do posicionamento (postura) e da voz no momento de expor publicamente um tema.
JULHO DE 2015
DIA 03/07: Aula de observação: introdução aos gêneros literários
Teorização do gênero épico e explicação de suas características formais e de conteúdo. Apresentação do conceito de herói na epopeia clássica.
DIA 10/07: Aula cancelada
DIA 17/07: Aula ministrada: apresentação e discussão do tema “As diferentes linguagens utilizadas nas redes sociais”.
DIA 24/07: Aula ministrada: apresentação da proposta de redação: “Com base nos textos discutidos em sala de aula, redija um texto opinativo sobre as diferentes linguagens utilizadas nas redes sociais (Whatsapp, Facebook, Twitter, Instagram, etc.)”.
DIA 31/07: Aula de observação: estilo de época
No dia 31 de julho, o tema da aula foi “A literatura como expressão de uma época”. O objetivo era compreender de que modo as expressões artísticas refletem o contexto histórico no qual estão inseridas, e como os diferentes movimentos literários se constituem. A aula foi baseada na obra Takka Takka, de Roy Lichtenstein.
AGOSTO DE 2015
DIA 07/08: Aula de observação: Trovadorismo
Tendo como referência uma cantiga de amigo do Trovadorismo Português, discutiu-se durante a aula as mudanças que as línguas sofrem ao longo do tempo. Muito mais do que analisar as características desta escola literária portuguesa, o objetivo foi estabelecer um contraste entre o Português Europeu do século XIV e o Português Brasileiro do século XXI.
DIA 14/08: Aula de observação: Trovadorismo – continuação
Dando sequência ao tema da mudança linguística condicionada pelo tempo, aprofundou-se um pouco mais a discussão sobre o Trovadorismo. O ponto alto da aula foi a “tradução” que as alunas tiveram que fazer da cantiga de amigo analisada, adequando ao presente a sintaxe e o léxico da língua portuguesa medieval.
DIA 21/08: Aula de observação: cantigas de amor contemporâneas
A ideia dessa aula era que as alunas trouxessem canções contemporâneas em que o eu lírico, assim como nas cantigas de amigo e de amor do Trovadorismo, manifestasse suas angústias e seus anseios amorosos. Alguns artistas contemplados foram Anitta, Projota e Marcelo Camelo.
DIA 28/08: Aula de observação: cantigas de amor contemporâneas - continuação
Dando continuidade ao projeto de apresentar canções amorosas da atualidade, as alunas trouxeram músicas de artistas como Pitty, Clarice Falcão e a dupla Jorge e Mateus. Depois, houve um breve debate sobre as canções escolhidas e sobre o tema.
SETEMBRO DE 2015
DIA 04/09: Aula ministrada: compreendendo a reescrita
DIA 11/09: Aula ministrada: aplicação da reescrita
DIA 18/09: Aula de observação: variação linguística
Neste dia, as alunas encenaram situações em que se destacavam os dialetos utilizados em diferentes regiões do país, demonstrando a imensa variedade geolinguística da