PLANO DE ENSINO

 

 

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.

Professorando (s)

Ana Celise Ribeiro da Silva.

 

 

Série: 1º Ano (Formação de Docentes)

Turma: E e B

Turno: Manhã

Data: 14/04/2015

Nº de aulas: 02

 

 

Nível: (  ) Fundamental  ( X ) Médio

Horário: 10h20 - 12h

 

 

 

Objetivo Geral: Apresentar o nosso projeto PIBID - Português 2 para os alunos.

 

 

Objetivos Específicos:

Essa aula aconteceu antes do começo da greve nas escolas estaduais. Nesse dia a bolsista apresentou o projeto do PIBID - Português 2 para os alunos e assistiu as aulas ministradas pela professora Inês Astreia.

 

Recursos utilizados

Não houve.

Procedimentos de avaliação

Não houve.

Observações

 

 

PLANO DE ENSINO

 

 

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.

Professorando (s)

Ana Celise Ribeiro da Silva, Sara Duim Dias.

 

 

Série: 1º Ano (Formação de Docentes)

Turma: D e B

Turno: Manhã

Data: 16/06 - 30/06/2015

Nº de aulas: 06

 

 

Nível: (  ) Fundamental  ( X ) Médio

Horário: 07h30 - 09h10

 

 

 

Objetivo Geral: Assistir as aulas de português.

 

 

Objetivos Específicos:

Observar as aulas ministradas pela professora Inês Astreia. Com isso nos familiarizarmos com a escola e com os alunos;

Conhecer a metodologia da professora.  

 

Recursos utilizados

Procedimentos de avaliação:

Metodologia da professora.

 

Observações

                   

 

 

 

 

PLANO DE ENSINO

 

 

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.

Professorando (s)

Ana Celise Ribeiro da Silva, Sara Duim Dias.

 

 

Série: 1º Ano (Formação de Docentes)

Turma: D e B

Turno: Manhã

Data: 07/07/2015

Nº de aulas: 02

 

 

Nível: (  ) Fundamental  ( X ) Médio

Horário: 07h30 - 09h10

 

 

 

Objetivo Geral: Aplicar a proposta do nosso projeto, que é debater sobre um determinado tema e pedir para os alunos escreverem uma redação.

 

 

Objetivos Específicos:

Na turma D assistimos a aula ministrada pela professora Inês Astreia.

Na turma B, debater o texto Da Palmatória ao WhatsApp.

 

 

Referências Bibliográficas:

DIDIER, Diogo. Da Palmatória ao WhatsApp. Disponível em: <http://serfelizeserlivre.blogspot.com.br/2013/11/da-palmatoria-ao-whatsapp.html>. Acessado em 18 nov. 2015.

 

 

 

Procedimentos de Ensino:

Começamos a intervenção com base no projeto PIBID - Português 2. O objetivo era ler um texto e debater sobre ele. Levamos e lemos o texto Da Palmatória ao WhatsApp, de Diogo Didier. Debatemos o tema proposto no texto, que era o uso de celular e internet na sala de aula. Nossa intenção era fazê-los refletir sobre as ideias contidas no texto para poderem escrever uma redação argumentativa sobre o tema.

 

Recursos utilizados:

Cada aluno recebeu uma cópia impressa do texto para acompanhar a leitura.

Procedimentos de avaliação:

O comportamento e a participação dos alunos.

Observações:

A participação da turma foi muito satisfatória e produtiva, pois houve participação de quase todos, opinando sobre o tema e apresentando argumentos.

                   

 

 

 

 

PLANO DE ENSINO

 

 

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.

Professorando (s)

Ana Celise Ribeiro da Silva, Sara Duim Dias.

 

 

Série: 1º Ano (Formação de Docentes)

Turma: D e B

Turno: Manhã

Data: 14/07/2015

Nº de aulas: 02

 

 

Nível: (  ) Fundamental  ( X ) Médio

Horário: 07h30 - 09h10

 

 

 

Objetivo Geral: Aplicar a proposta do nosso projeto que é debater sobre um determinado tema e pedir para os alunos escreverem uma redação.

 

 

Objetivos Específicos:

Na turma D, assistir a aula ministrada pela professora Inês Astreia.

Na turma B, solicitar a produção de um texto argumentativo.

 

 

 

Referências Bibliográficas:

DIDIER, Diogo. Da Palmatória ao WhatsApp. Disponível em: <http://serfelizeserlivre.blogspot.com.br/2013/11/da-palmatoria-ao-whatsapp.html>. Acessado em 18 nov. 2015.

 

 

 

Procedimentos de Ensino:

   Na turma B, relembramos o texto lido e discutido na aula anterior. Pedimos para os alunos escreverem um texto argumentativo sobre o tema, sob a seguinte proposta:

"Em um texto de opinião, que apresente argumentos, escreva um texto, de no mínimo 15 e no máximo 30 linhas, sobre o texto lido em sala de aula Da Palmatória ao WhatsApp".

 

Recursos utilizados:

Cada aluno recebeu uma folha para escrever a redação.

Procedimentos de avaliação:

A argumentação presente no texto.

Observações:

A participação da turma foi muito satisfatória e produtiva, pois todos escreveram seu texto.

                   

 

 

 

 

PLANO DE ENSINO

 

 

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.

Professorando (s)

Ana Celise Ribeiro da Silva, Sara Duim Dias.

 

 

Série: 1º Ano (Formação de Docentes)

Turma: D e B

Turno: Manhã

Data: 01/09/2015

Nº de aulas: 02

 

 

Nível: (  ) Fundamental  ( X ) Médio

Horário: 07h30 - 09h10

 

 

 

Objetivo Geral: Demonstrar o nosso método de correção das redações e apresentar o conceito de reescrita.

 

 

Objetivos Específicos:

Na turma D, assistir a aula ministrada pela professora Inês Astreia.

Na turma B, possibilitar que os alunos entendam o procedimento de correção dos textos e, a parti disso, possam reescrever seus textos com mais facilidade.

 

 

Referências Bibliográficas:

LEITE, E. G.; PEREIRA, R. C. M. A construção da autoria na reescrita de textos: efeitos da interação professor-aluno. Revista Letras, Curitiba, n. 85, p. 11-27, jan./jun. 2012. Editora UFPR.

 

 

Procedimentos de Ensino:

Na turma B, Levamos um texto feito por um aluno de outra turma, sob orientações de outro grupo do nosso projeto Pibid, e entregamos uma cópia a cada um deles. Com a cópia em mãos, lemos o texto com eles e começamos a demonstrar falhas argumentativas e sintáticas encontradas nele. Além disso, pedimos que eles também reconhecessem essas falhas. Os alunos fizeram anotações em seus textos, da maneira como lhes pareceu mais compreensível. Depois, pedimos que eles reescrevessem o texto, melhorando aquilo que haviam apontado como problemático.

Quando a aula chegou ao fim, recolhemos todos os textos. Alguns alunos não conseguiram terminar a reescrita.

 

Recursos utilizados:

Cada aluno recebeu uma cópia impressa do texto e uma folha para produzir a reescrita.

Procedimentos de avaliação:

A capacidade de percepção dos problemas presentes no texto e de correção e melhoria dessas falhas.

Observações:

A participação da turma foi muito satisfatória e produtiva, pois vários alunos apontaram problemas e houve discussões sobre como poderiam ser melhorados.

                   

 

 

 

PLANO DE ENSINO

 

 

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.

Professorando (s)

Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise Ribeiro da Silva, Sara Duim Dias.

 

 

Série: 1º Ano (Formação de Docentes)

Turma: D e B

Turno: Manhã

Data: 15/09/2015

Nº de aulas: 02

 

 

Nível: (  ) Fundamental  ( X ) Médio

Horário: 07h30 - 09h10

 

 

 

Objetivo Geral: Produzir reescrita dos textos feitos anteriormente.

 

 

Objetivos Específicos:

Na turma D, assistir a aula ministrada pela professora Inês Astreia.

Na turma B, solicitar a reescrita dos textos feitos em aula anterior.

 

 

Referências Bibliográficas:

LEITE, E. G.; PEREIRA, R. C. M. A construção da autoria na reescrita de textos: efeitos da interação professor-aluno. Revista Letras, Curitiba, n. 85, p. 11-27, jan./jun. 2012. Editora UFPR.

DIDIER, Diogo. Da Palmatória ao WhatsApp. Disponível em: <http://serfelizeserlivre.blogspot.com.br/2013/11/da-palmatoria-ao-whatsapp.html>. Acessado em 18 nov. 2015.

 

 

Procedimentos de Ensino:

Na turma B, devolvemos os textos escritos por eles em nossa segunda intervenção e pedimos que observassem, com atenção, as anotações feitas por nós. Em seguida, solicitamos que eles reescrevessem seu próprio texto. Explicamos que eles deveriam reescrever aquele texto já feito, apenas melhorando-o, e não escrever um texto novo.

Recursos utilizados:

Cada aluno recebeu de volta seu texto corrigido e uma folha para produzir a reescrita.

Procedimentos de avaliação:

A capacidade de compreender as anotações realizadas e corrigir ou melhorar os pontos apontados como problemáticos.

Observações:

Apesar de algumas poucas reclamações sobre a necessidade de escrever, a participação da turma foi muito satisfatória, pois pareceram ter compreendido a noção de reescrita..

                   

 

PLANO DE ENSINO

 

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná

Professorando (s)

Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim.

 

Série: 1° do Magistério

Turma: B e C

Turno: Manhã

Data: 22/09

Nº de aulas: 02

 

Nível: (  ) Fundamental  ( x ) Médio

Horário: 8h05 - 9h35

 

 

Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia.

 

Objetivos Específicos:

Introduzir o período histórico-literário e discutir em sala de aula acerca do Trovadorismo.

 

Procedimentos de Ensino

 Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático.

Recursos utilizados

Livros didáticos.

PLANO DE ENSINO

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná

Professorando (s)

Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim.

 

Série: 1° do Magistério

Turma: B e C

Turno: Manhã

Data: 29/09

Nº de aulas: 02

 

Nível: (  ) Fundamental  ( x ) Médio

Horário: 8h05 - 9h35

 

 

Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia.

 

Objetivos Específicos:

Retomar conceitos formados na aula anterior e introduzir as Cantigas de amor.

 

Procedimentos de Ensino

 Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático.

Recursos utilizados

Livros didáticos.

PLANO DE ENSINO

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná

Professorando (s)

Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim.

 

Série: 1° do Magistério

Turma: B e C

Turno: Manhã

Data: 06/10

Nº de aulas: 02

 

Nível: (  ) Fundamental  ( x ) Médio

Horário: 8h05 - 9h35

 

 

Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia.

 

Objetivos Específicos:

Retomar conceitos formados na aula anterior e introduzir as Cantigas de amigo.

 

Procedimentos de Ensino

 Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático.

Recursos utilizados

Livros didáticos.

PLANO DE ENSINO

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná

Professorando (s)

Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim.

 

Série: 1° do Magistério

Turma: B e C

Turno: Manhã

Data: 13/10

Nº de aulas: 02

 

Nível: (  ) Fundamental  ( x ) Médio

Horário: 8h05 - 9h35

 

 

Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia.

 

Objetivos Específicos:

Retomar conceitos formados na aula anterior e introduzir as Cantigas de Escárnio.

 

Procedimentos de Ensino

 Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático.

Recursos utilizados

Livros didáticos.

 

PLANO DE ENSINO

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná

Professorando (s)

Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim.

 

Série: 1° do Magistério

Turma:  B e E

Turno: Manhã

Data: 20/10

Nº de aulas: 02

 

Nível: (  ) Fundamental  ( x ) Médio

Horário: 8h05 - 9h35

 

 

Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia.

 

Objetivos Específicos:

Retomar conceitos formados na aula anterior e introduzir as Cantigas maldizer.

 

Procedimentos de Ensino

 Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático.

Recursos utilizados

Livros didáticos.

PLANO DE ENSINO

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná

Professorando (s)

Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim.

 

Série: 1° do Magistério

Turma: B e E

Turno: Manhã

Data: 27/10

Nº de aulas: 02

 

Nível: (  ) Fundamental  ( x ) Médio

Horário: 8h05 - 9h35

 

 

Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia.

 

Objetivos Específicos:

Retomar conceitos formados na aula anterior e introduzir a o contexto histórico-literário da Poesia de Gil Vicente.  

 

Procedimentos de Ensino

 Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático.

Recursos utilizados

Livros didáticos.

PLANO DE ENSINO

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná

Professorando (s)

Ana Caroline S. Pereira, Ana Celise R. Da Silva, Sara Duim.

 

Série: 1° do Magistério

Turma: C e B

Turno: Manhã

Data: 03/11

Nº de aulas: 02

 

Nível: (  ) Fundamental  ( x ) Médio

Horário: 8h05 - 9h35

 

 

Objetivo Geral: Assistir às aulas da professora Inês Astreia.

 

Objetivos Específicos:

Retomar conceitos formados na aula anterior e continuar a discussão acerca da Poesia de Gil Vicente.  

 

Procedimentos de Ensino

 Apresentar o assunto, debater a respeito e exercitar o conhecimento com exercícios do livro didático.

Recursos utilizados

Livros didáticos.

                 

 

 

PLANO DE ENSINO

 

 

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto

Professorando (s)

Jheniffer Pizza; Kátia Alves; Rômulo Alves

 

 

Série: 8°

Turma: B

Turno: Tarde

Data: 06/07 a 27/07

Nº de aulas: 08

 

 

Nível: ( x ) Fundamental  (  ) Médio

Horário: das 16:15 às 17:50

 

 

 

Objetivo Geral:Trabalhar a construção da argumentação

 

 

Objetivos Específicos:

Ensinar o gênero argumentativo; Construir a argumentação dentro de um texto; Analisar as marcas linguísticas que denotam (ou não) argumentação; Trabalhar a noção de reescrita coletiva; Ensinar a reescrita individual; Aplicar a reescrita; Analisar a evolução do texto reescrito em comparação à primeira produção.

 

 

Referências Bibliográficas:

ADAM, J-M. Cadre théorique d'une typologie séquentielle. Études de LinguistiqueAppliquée: textes, discours types et genres, 1991.

BRAGA, R. Um sonho de simplicidade. Disponível em <http://contobrasileiro.com.br/?p=1650>

 

 

 

Procedimentos de Ensino

Nós, em conjunto com a professora supervisora, encontramos um tema de relevância para ser discutido no momento: sonhos. Como o nosso objetivo é trabalhar a argumentação, queríamos evidenciar aos alunos que eles fazem isso diariamente. Dentro do tema, pegamos dois tópicos: sonhos materiais x sonhos imateriais, para dar início a uma discussão. No começo, leremos e comentaremos a crônica Um sonho de simplicidade, a fim de dar repertório para a defesa dos sonhos imateriais. Em seguida, dividiremos a turma em dois grandes grupos para a realização de um debate acerca dos tópicos. Nosso propósito é que eles percebam como existem argumentos favoráveis e contrários, sobre qualquer tema. Na próxima aula, com base nas anotações que eles tiverem sobre o debate, eles farão um texto argumentativo sobre a importância de se ter sonhos, independente de qual deles. Antes da produção deles, ensinaremos os mecanismos que diferenciam a argumentação da descrição. Na aula seguinte, trabalharemos a noção de reescrita coletiva com eles, com um texto de outra turma. Eles sinalizarão o que precisa ser mudado e justificarão. Na sequência, eles receberão seus textos corrigidos e deverão reescrevê-los, com base no que nós trabalhamos nas noções de reescrita.

Recursos utilizados

Cópias da crônica

Procedimentos de avaliação
 

Notas atribuídas dentro de critérios preestabelecidos, de 0 a 10.

Observações

As oito aulas foram realizadas em quatro dias, com aulas duplas, sempre sob a supervisão da professora da turma. Além de que todas as produções, tanto as primeiras, como as reescritas foram estudadas e discutidas pelo grupo.

                   

 

 

PLANO DE ENSINO

 

 

Nome da escola

Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto

Professorando (s)

Jheniffer Pizza; Kátia Alves; Rômulo Alves

 

 

Série: 8°

Turma: B

Turno: Tarde

Data: 23/12 a 30/12

Nº de aulas: 04

 

 

Nível: ( x ) Fundamental  (  ) Médio

Horário: das 16:15 às 17:50

 

 

 

Objetivo Geral:Trabalhar o gênero Carta

 

 

Objetivos Específicos:

Ensinar a constituição do gênero carta; dar significado a prática de escrita da carta; discutir a noção de carta ao longo dos últimos cinquenta anos; produção de uma carta; produção da resposta à carta e reescrita.

 

 

Referências Bibliográficas:

Ramos, Graciliano. Cartas de Amor a Heloísa. Ilustrações de Floriano Teixeira. Rio de Janeiro, Record, 1994.
 

Jornal Cândido, Biblioteca Pública do Paraná, edição junho de 2015. 

 

 

 

Procedimentos de Ensino

Na primeira aula leremos algumas cartas do autor Graciliano Ramos, pois é o autor que a professora supervisora está trabalhando com os alunos. Nosso objetivo é ensinar a estrutura do gênero carta, através das correspondências do autor. Em seguida, distribuiremos a edição de junho de 2015 do jornal da Biblioteca Pública do Paraná, que é uma edição que concentra cartas de vários autores, entre eles Monteiro Lobato. Na sequência, usaremos produções dos próprios alunos, pois anteriormente, com a professora da turma, eles produziram contos. Usaremos esses contos para a produção da carta. Na aula seguinte eles devem ler um conto de algum colega e escrever uma carta a ele como comentário crítico ao conto. Assim todos farão e receberão cartas. Depois eles escreverão respostas às cartas, concordando ou discordando dos comentários anteriores. Por mim, eles poderão trabalhar a reescrita da carta, a fim de aperfeiçoar a partir dos feedbacks dos próprios colegas e da nossa correção.

Recursos utilizados

Livro Cartas de amor à Heloísa;

Jornal Cândido

Procedimentos de avaliação
 

Notas atribuídas dentro de critérios preestabelecidos, de 0 a 10 e feedbacks da turma.

Observações

As quatro aulas serão realizadas em dois dias, com aulas duplas, sempre sob a supervisão da professora da turma. Além de que todas as produções, tanto as primeiras, como as reescritas foram estudadas e discutidas pelo grupo.

                   

 

 

 

RELATÓRIO GERAL

 

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ – 1° ano do magistério – Turma E

Bolsistas

Manuella da Cruz Marquetti

Rodrigo Pereira dos Anjos

Thaís Ribas Burbello

 

ABRIL DE 2015

DIA 24/04: Aula de observação: primeiro dia

Nossa primeira aula no Instituto de Educação do Paraná. Neste dia, fomos apresentados à classe – composta exclusivamente por meninas – e começamos a respirar a atmosfera eletrizante e única que pulsa dentro de cada sala de aula. Quantos sonhos não se escondem no coração dessas alunas? São adolescentes explosivas, contestadoras, criativas, agitadas, desobedientes, expansivas, curiosas, doces e inteligentes.

Enquanto um sol tímido de abril iluminava a sala, ficamos pensando nos desafios que enfrentaríamos durante o ano, na tentativa de transmitir àqueles corações acelerados a paixão pela palavra escrita e pela produção textual.

 

GREVE DA REDE ESTADUAL – DURAÇÃO: 44 DIAS

 

JUNHO DE 2015

DIA 12/06: Aula de observação: visita ao museu

            Há algo de especial na configuração espacial e material do Instituto de Educação do Paraná. Localizado no centro de Curitiba, o colégio, fundado em 1876, ainda lembra em muitos pontos a arquitetura de outros tempos. O assoalho de madeira, por exemplo, que range e ressoa sob a movimentação da sala, traz à

 

memória afetiva todo um passado de alunos que ali estudaram e viveram, compondo um clima de casarão antigo, com seu quê de saudade e aconchego.

            Neste dia, a professora Inês explicou as diretrizes que deveriam orientar a realização de um trabalho escolar que consistia em visitar um museu, escolher uma obra de arte, descrevê-la e analisá-la.

 

DIA 19/06: Aula de observação: patrimônios histórico-culturais

No dia 19 de junho, começamos a assistir a uma série de apresentações sobre alguns patrimônios histórico-culturais brasileiros, tais como o Teatro Amazonas, a Ópera de Arame e o Pelourinho. Foi interessante perceber a desenvoltura de algumas alunas ao expor o tema, explicando-o com clareza e espontaneidade.

 

DIA 26/06: Aula de observação: patrimônios histórico-culturais

            Continuamos a assistir aos seminários sobre alguns monumentos do patrimônio histórico nacional. Foi uma aula participativa e com boas apresentações – mesmo que algumas meninas demonstrassem claramente uma indiferença com relação ao trabalho das colegas. Nesta aula ficou clara a importância do posicionamento (postura) e da voz no momento de expor publicamente um tema.

 

JULHO DE 2015

DIA 03/07: Aula de observação: introdução aos gêneros literários

            Teorização do gênero épico e explicação de suas características formais e de conteúdo. Apresentação do conceito de herói na epopeia clássica.

 

DIA 10/07: Aula cancelada

 

 

 

DIA 17/07: Aula ministrada: apresentação e discussão do tema “As diferentes linguagens utilizadas nas redes sociais”.

 

DIA 24/07: Aula ministrada: apresentação da proposta de redação: “Com base nos textos discutidos em sala de aula, redija um texto opinativo sobre as diferentes linguagens utilizadas nas redes sociais (Whatsapp, Facebook, Twitter, Instagram, etc.)”.

 

DIA 31/07: Aula de observação: estilo de época

No dia 31 de julho, o tema da aula foi “A literatura como expressão de uma época”. O objetivo era compreender de que modo as expressões artísticas refletem o contexto histórico no qual estão inseridas, e como os diferentes movimentos literários se constituem. A aula foi baseada na obra Takka Takka, de Roy Lichtenstein.

 

AGOSTO DE 2015

DIA 07/08: Aula de observação: Trovadorismo

Tendo como referência uma cantiga de amigo do Trovadorismo Português, discutiu-se durante a aula as mudanças que as línguas sofrem ao longo do tempo. Muito mais do que analisar as características desta escola literária portuguesa, o objetivo foi estabelecer um contraste entre o Português Europeu do século XIV e o Português Brasileiro do século XXI.

 

DIA 14/08: Aula de observação: Trovadorismo – continuação

Dando sequência ao tema da mudança linguística condicionada pelo tempo, aprofundou-se um pouco mais a discussão sobre o Trovadorismo. O ponto alto da aula foi a “tradução” que as alunas tiveram que fazer da cantiga de amigo analisada, adequando ao presente a sintaxe e o léxico da língua portuguesa medieval.

 

 

 

DIA 21/08: Aula de observação: cantigas de amor contemporâneas

            A ideia dessa aula era que as alunas trouxessem canções contemporâneas em que o eu lírico, assim como nas cantigas de amigo e de amor do Trovadorismo, manifestasse suas angústias e seus anseios amorosos. Alguns artistas contemplados foram Anitta, Projota e Marcelo Camelo.

 

DIA 28/08: Aula de observação: cantigas de amor contemporâneas - continuação

            Dando continuidade ao projeto de apresentar canções amorosas da atualidade, as alunas trouxeram músicas de artistas como Pitty, Clarice Falcão e a dupla Jorge e Mateus. Depois, houve um breve debate sobre as canções escolhidas e sobre o tema.

 

SETEMBRO DE 2015

DIA 04/09: Aula ministrada: compreendendo a reescrita

DIA 11/09: Aula ministrada: aplicação da reescrita

DIA 18/09: Aula de observação: variação linguística

Neste dia, as alunas encenaram situações em que se destacavam os dialetos utilizados em diferentes regiões do país, demonstrando a imensa variedade geolinguística da