Português 2 > Posts > Sequência didática: "Metamorfose"
Dados de Identificação: Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B.
Atividade: término do filme Clube dos Cinco e dinâmica do auto-retrato, onde os alunos puderam retratar-se a partir dos diferentes tipos de alunos encontrados no filme.
Período: a programação ocorreu nas duas últimas aulas da tarde do dia 23.09.2014.
Aspectos considerados exitosos:
Dificuldades encontradas: apenas algumas alunas tiveram conversas paralelas durante o filme, a depois na hora da explicação deste.
Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: ouve bastante envolvimento por parte dos alunos, desde o relembrar do filme, feito no começo da aula pela bolsista Anna, até a dinâmica proposta.
Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Dados de Identificação: Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B.
Atividade: Neste dia, demos inicio ao tema metamorfose. Começando pela discussão sobre termo em si, e abrindo caminho para a leitura do texto Metamorfose, de Kafka. Também foi apresentada a musica Metamorfose ambulante de Raul Seixas.
Período: a programação ocorreu nas duas últimas aulas da tarde do dia 14.10.2014.
Aspectos considerados exitosos:
Dificuldades encontradas: os alunos estavam bastantes alvoroçados, o que dificultou a melhor compreensão do tema por parte dos alunos. O desinteresse dos alunos era praticamente geral, haviam alguns poucos realmente participantes.
Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: no momento de leitura houve participação de alguns alunos apenas, mesmo com intervenções contantes das bolsistas para a melhor compreensão do texto.
Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura.

Período: a programação ocorreu nas duas últimas aulas da tarde do dia 04.11.2014.
Aspectos considerados exitosos:
Dificuldades encontradas: Devido a menor quantidade de alunos, tivemos pouquíssimas dificuldades.
Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: os alunos estavam, em maioria, acompanhando a leitura em quadrinhos e participando da aula.
Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura.
--------------------------------------------------------------
Dados de Identificação: Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B
Atividade: demos início ao filme Rock Balboa.
Período: a programação ocorreu nas duas primeiras aulas da tarde do dia 18.11.2014.
Aspectos considerados exitosos:
Dificuldades encontradas: mesmo tendo ido apenas alguns alunos pra sala de cinema conosco assistir o filme, todos se mostraram desinteressados. Ao ponto de em certa altura do filme, uma bolsista parar o filme pois os alunos estavam dormindo.
Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: o filme foi desaprovado pelos alunos. Eles não participaram e pouco prestaram a atenção.
Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura
=-------------------------------
Dados de Identificação: Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B.
Atividade: apresentação em slides de minicontos para serem analisados e serem base de historias imaginadas pelos leitores. E produção de minicontos.
Período:a programação ocorreu nas duas primeiras aulas da tarde do dia 25.11.2014
Aspectos considerados exitosos:
Dificuldades encontradas: Foram poucas dificuldades, mais precisamente com conversas paralelas.
Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: os alunos tiveram participações singulares. Palpitaram sobre os diferentes significados possíveis de um miniconto e foram bastante criativos em seus próprios textos.
Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura.