DI: Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B. 
Atividade: Apresentação das bolsistas aos alunos e dinâmica quebra-gelo para melhor socialização entre alunos e bolsistas. 
A apresentação foi por intermédio de perguntas gerais, como o que estuda, o que gosta de fazer, o que gosta de comer. Todas respondidas por todos presentes na sala. 
A atividade quebra-gelo, foi uma brincadeira onde cada um recebeu um papelzinho para colocar na testa. Nele havia o nome de um filme, que teria que ser descoberto pelo aluno através da participação em mímica dos outros colegas.
Período: A programação ocorreu nas duas primeiras aulas da tarde do dia 09.09.2014.
Aspectos considerados exitosos:
Dificuldades encontradas: Os alunos tem muita dificuldade em concentração, o que dificultou um pouco nossa atuação.
Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: Os alunos participaram das atividades propostas, apesar de aparentarem um pouco de indiferença. A partir desse envolvimento, no entanto, pudemos conhecer os alunos melhor, atentando para suas personalidades e gostos no geral.
Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura.
-----------------------------------------------
DI:Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B. 
Atividade: Fomos para a sala de vídeo e assistimos o filme Clube dos Cinco.
Período: A programação ocorreu nas duas últimas aulas da tarde do dia 16.09.2014.
Aspectos considerados exitosos
Dificuldades encontradas: Percebemos que os alunos permanecem com atenção até uma hora consecutiva, a partir da primeira hora de uma atividade como filme, eles passam a ficar inquietos ou dorminhocos. Encontramos dificuldades em encontrar certo equilíbrio para um melhor envolvimento da turma.
Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: Os alunos aparentaram estar bastantes dispostos à atividade, somente a partir da primeira hora de filme que se mostraram inquietos.
Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura.
-----------------------------------------------------------------
 

Dados de Identificação: Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B.

Atividade: término do filme Clube dos Cinco e dinâmica do auto-retrato, onde os alunos puderam retratar-se a partir dos diferentes tipos de alunos encontrados no filme.

Período: a programação ocorreu nas duas últimas aulas da tarde do dia 23.09.2014.

Aspectos considerados exitosos:

Dificuldades encontradas: apenas algumas alunas tiveram conversas paralelas durante o filme, a depois na hora da explicação deste.  

Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: ouve bastante envolvimento por parte dos alunos, desde o relembrar do filme, feito no começo da aula pela bolsista Anna, até a dinâmica proposta.

Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------

Dados de Identificação: Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B.

Atividade: Neste dia, demos inicio ao tema metamorfose. Começando pela discussão sobre termo em si, e abrindo caminho para a leitura do texto Metamorfose, de Kafka. Também foi apresentada a musica Metamorfose ambulante de Raul Seixas. 

Período: a programação ocorreu nas duas últimas aulas da tarde do dia 14.10.2014.

Aspectos considerados exitosos:

Dificuldades encontradas: os alunos estavam bastantes alvoroçados, o que dificultou a melhor compreensão do tema por parte dos alunos. O desinteresse dos alunos era praticamente geral, haviam alguns poucos realmente participantes.

Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: no momento de leitura houve participação de alguns alunos apenas, mesmo com intervenções contantes das bolsistas para a melhor compreensão do texto. 

Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura.

--------------------------------------
Dados de Identificação: Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B. 
Atividade: continuação da leitura do primeiro capítulo do livro Metamorfose, de Kafka e continuação da leitura do texto em desenhos em quadrinhos. 

Período: a programação ocorreu nas duas últimas aulas da tarde do dia 04.11.2014.

Aspectos considerados exitosos:

Dificuldades encontradas: Devido a menor quantidade de alunos, tivemos pouquíssimas dificuldades. 

Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: os alunos estavam, em maioria, acompanhando a leitura em quadrinhos e participando da aula.

Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura.

--------------------------------------------------------------

Dados de Identificação: Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B

Atividade: demos início ao filme Rock Balboa.

Período: a programação ocorreu nas duas primeiras aulas da tarde do dia 18.11.2014.

Aspectos considerados exitosos:

Dificuldades encontradas: mesmo tendo ido apenas alguns alunos pra sala de cinema conosco assistir o filme,  todos se mostraram desinteressados. Ao ponto de em certa altura do filme, uma bolsista parar o filme pois os alunos estavam dormindo.

Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: o filme foi desaprovado pelos alunos. Eles não participaram e pouco prestaram a atenção.

Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura

=-------------------------------

 

Dados de Identificação:  Escola Manoel Ribas, escola de ensino integral, turma do 9°B.

Atividade: apresentação em slides de minicontos para serem analisados e serem base de historias imaginadas pelos leitores. E produção de minicontos.

Período:a programação ocorreu nas duas primeiras aulas da tarde do dia 25.11.2014

Aspectos considerados exitosos:

Dificuldades encontradas: Foram poucas dificuldades, mais precisamente com conversas paralelas.

Avaliação do retorno/envolvimento dos alunos: os alunos tiveram participações singulares. Palpitaram sobre os diferentes significados possíveis de um miniconto e foram bastante criativos em seus próprios textos.  

Comentários acerca do feedback –leitor dos alunos em relação à atividade específica (filme ou roda de leitura). – Comentários deles que demonstrem apreensão da obra/filme e estabelecimento de relações com sua experiência de vida/histórias de leitura.