Plano de aula dos dias 09/09/2014; 16/09/2014 e 23/09/2014.

Curso/Área: Língua Portuguesa.

Classe: 9º A - Escola Estadual Manoel Ribas.

Bolsistas: Bhorel Enrique Silva e Jheniffer Camila Pizza.

 

Objetivo geral: abordar a leitura em diferentes linguagens

Material Utilizado: Filme Eles não usam Black Tie e livro Eles não usam Black Tie, de Gianfrancesco Guarnieri.

 

Objetivos Específicos: Apresentar a peça Eles não usam Black Tie, do escritor Gianfrancesco Guarnieri em dois formatos: o livro e a adaptação feita para o cinema em 1981, dirigida por Gianfrancesco Guarnieri, que tem como temática o sindicalismo e as relações familiares.

O tema foi escolhido para realizarmos a abordagem deste assunto com os alunos, pois essa obra, além de abordar o sindicalismo no Brasil, aborda as diferenças de pensamento entre pai e filho.

Material:

- Filme Eles não usam Black Tie.

- Livro da peça Eles não usam Black Tie.

 

Metodologia:

 

O filme será passado em um encontro inteiro e metade do segundo encontro, totalizando o tempo destinado a três aulas. Sobrará uma aula para lermos alguns trechos do livro e para discutirmos com a turma sobre sindicalismo e principalmente sobre relações familiares.

Com essa aula trataremos de mais um tema social, o sindicalismo, que será inserido no contexto geral dos assuntos abordados durante o ano para produzirmos o material áudio-visual no término do ano letivo.

 

Anexos:

 

-Filme Eles não usam Black Tie., disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Uzl2K1bDRoghttps://www.youtube.com/watch?v=Uzl2K1bDRog

 

- Livro da peça Eles não usam Black-Tie

Resumo disponível em: http://www.passeiweb.com/estudos/livros/eles_nao_usam_black_tie

 

 

 

Relatório de aulas (09, 16 e 23/09/14)
Curso/Área: Língua Portuguesa Classe: 9°A
Tema: Eles não usam Black Tie
Material Utilizado: Filme reproduzido no projetor
Bolsistas: Bhorel Enrique Silva e Jheniffer Camila Pizza

Dando continuidade às atividades iniciadas no primeiro semestre, escolhemos continuar tratando de temas sociais através da literatura e do cinema. O tema da aula foi o filme “Eles não usam Black-tie” (1981), por conta da temática central: sindicalismo. Nosso objetivo foi discutir com os alunos o surgimento e a presença do sindicalismo no Brasil. Falamos também do sindicalismo durante a ditadura militar – que já havia sido tema de aulas passadas. Nesta aula começamos a passar o filme. Como era o primeiro contato dos alunos, eles ficaram curiosos, porém ficaram desmotivados por conta da data do filme e por eles não estarem acostumados com este tipo de adaptação cinematográfica.

No encontro seguinte terminamos de passar o filme que fora iniciado na semana anterior. Tivemos duas principais dificuldades: ajeitar o equipamento na sala de vídeo e conseguir a atenção dos alunos. Como o filme é relativamente antigo, eles se desinteressaram. No entanto, terminaram de assistir.

Na sequência, fizemos uma roda de leitura com alguns trechos da peça. Selecionamos partes que tratavam claramente do sindicalismo, mas também optamos por expandir a outros temas, como o papel da mulher nas relações familiares. Os alunos gostaram bastante desta roda por conta do gênero teatro. Eles interagiram bastante, fizeram as falas das personagens e contribuíram com as discussões propostas. Usamos isso como aprendizado para tentar usar mais o gênero.

 

Sinopse: Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.


 

Filme disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Uzl2K1bDRog

 

 

Plano de aula dos dias 14/11 e 21/11/2014

Curso/Área: Língua Portuguesa.

Classe: 9º A - Escola Estadual Manoel Ribas.

Tema: A literatura brasileira e sua divulgação em diversos formatos.

Bolsistas: Bhorel Enrique Silva e Jheniffer Camila Pizza.

 

Objetivos: Produzir com os alunos uma letra de música que trate dos temas discutidos durante o ano letivo de 2014: ostentação, produção literária nos anos de chumbo, a vida do retirante nordestino, crianças de rua e sindicalismo.

Metodologia:

 

A partir dos temas discutidos em sala de aula durante o ano, será produzido com os alunos uma letra de música que aborde as temáticas. A turma será dividadida em cinco grupos e cada um terá que fazer um estrofe da letra com um dos temas discutidos em sala de aula. Esse material será gravado em áudio no estilo musical hip hop e produzido um vídeo-clipe com imagens que revelem os temas abordados

 

 

 

Relatório da aula do dia 14/11/14
Curso/Área: Língua Portuguesa
Classe: 9°A
Tema: Produção da letra da música
Material Utilizado: Gravador
Bolsistas: Bhorel Enrique Silva e Jheniffer Camila Pizza

Os alunos produziram em conjunto a letra da música que, posteriormente, seria gravada por eles em um videoclipe. Eles usaram todos os temas que já tinham sido trabalhados no ano para rimar e produzir uma letra só, da turma toda. Como os alunos são bastante envolvidos com música, eles colaboraram com a atividade.

 

Relatório da aula do dia 21/11/14
Curso/Área: Língua Portuguesa
Classe: 9°A
Tema: Ensaio da letra da música
Material Utilizado: Gravador
Bolsistas: Bhorel Enrique Silva e Jheniffer Camila Pizza

 

Os alunos ensaiaram a letra produzida por eles mesmos porque no dia 25/11 eles iriam até o estúdio do bolsista Bhorel para a gravação do áudio. No entanto, por conta da desorganização da outra parte responsável, os alunos não tinham as autorizações e por isso, não puderam ir gravar o áudio nem o clipe. Neste dia, encerramos as atividades na escola e decidimos gravar nós mesmos, bolsistas, a letra, montar algum vídeo e, posteriormente, mandá-lo aos alunos. Foi a saída que encontramos para finalizar o projeto de um ano inteiro.