Português 2 > Posts > Sequência Didática SG - Política e Palavra
PIBID - Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência
Sequência Didática
Col. Est. Santa Gemma Galgani
Curitiba - PR
2013Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência
Aula 07 e 08 - Poder da Linguagem
Turma: 1º ano do ensino médio
Tempo: 4 horas-aula
Tema: Poder da linguagem.
Objetivos: Promover reflexões sobre o poder da linguagem, capacidade argumentativa e promover uma discussão com grande participação dos alunos acerca alguns temas como influência da publicidade e aceitabilidade do que é dito científico.
Metodologia: No primeiro encontro, composto de duas aulas, os alunos assistirão ao filme “Obrigado por fumar”. No segundo encontro, também composto de duas aulas, haverá uma breve conversa com os alunos sobre o filme, para relembrar um pouco do que foi assistido, na qual serão comentados temas ou cenas levantadas na fala deles.
Uma vez já dentro dos temas do filme os alunos serão divididos em 5 grupos, nos quais deverão fazer uma discussão sobre um tema proposto em relação com o filme, cada grupo receberá um tema diferente. Os temas serão: Poder da Linguagem; Influência da Publicidade; Vantagens de uma democracia para as situações ocorridas no filme; vantagens de uma ditadura para as situações ocorridas no filme; e Poder de verdade da ciência.
Tendo o filme como plano de fundo para as discussões e exemplificações, todos estes temas aparecem de forma interligada.
Após alguns minutos de discussão no pequeno grupo, durante a qual os pibidianos devem circular pelos grupos auxiliando o andamento da discussão, todos serão reunidos juntos em círculo e cada pequeno grupo deve explicar um pouco do seu tema, o que foi discutido e de que forma isso aparece no filme em questão para o grande grupo que pode então comentar e acrescentar elementos a cada discussão.
Material:
a) Filme “ Obrigado por Fumar “ e tiras de papel com temas escritos.
Aula 08 e 09 - Regimes Políticos
Turma: 1º ano do ensino médio.
Tempo: Duas horas aula para a exibição do filme e duas horas aula para o debate sobre questões pertinentes que o filme possa suscitar nos alunos.
Tema: Compreendendo as diferenças entre regimes totalitários e regimes democráticos por meio do filme “A Onda”.
Objetivos: Oportunizar uma maior reflexão sobre diversas características de um regime totalitário, inclusive aquelas que favorecem um possível apoio popular. Mesmo em casos de ações violentas contra alguma parcela da população, ainda assim a história testemunha que os governos ditatoriais receberam apoio de pelo menos parte de suas populações. Os regimes totalitários oferecem a comodidade das decisões postas de antemão por aqueles que estão no poder do governo, enquanto que nos regimes democráticos, junto com a liberdade de expressão há também a necessidade da ação constante e ativa de todo cidadão para um efetivo funcionamento das instâncias de governança do tecido social. De modo que, sob certo ponto de vista, é mais “fácil” viver sob um regime ditatorial do que ser cidadão efetivamente atuante em um regime democrático. Mas, quais são os preços a serem pagos por uma população que vive um regime de governo totalitário? E quais são as vantagens de uma democracia?
Metodologia: Os alunos serão encaminhados ao salão de eventos da escola e assistirão ao filme projetado na parede do local. A seção de cinema inclui distribuição de pipocas, doces e salgadas. Em seguida faremos a mediação minuciosa da temática que nos traz o filme, buscando fazer ligações com opiniões expressas pelos alunos em ocasião de aulas anteriores, situação na qual foi possível perceber uma certa confusão de conceitos ou mesmo um conhecimento superficial sobre as características intrínsecas de regimes ditatoriais e regimes democráticos. Buscando a boa discussão que tenta aproximar a arte de aspectos sociais vivenciados pelos alunos, a equipe PIBID procura que eles possam refletir sobre sua realidade, e desse modo propicia aos alunos o incentivo ao pensamento critico coletivo. Para tanto, algumas formulações anteriormente colocadas por eles em sala de aula serão nesta hora relembradas e confrontadas com novas formulações que são colocadas na hora do bate papo. Também alguns tópicos de maior relevo que figuram no filme serão nesta hora confrontados com uma possível coincidência com a cena social na qual estão inseridos esses alunos. Questões como as condições sociais que favorecem a insurgência de um regime de governo totalitário, as quais foram apontadas no filme:
• Altas taxas de desemprego
• Insatisfação social
• Descrença na ação política
• Nacionalismo exacerbado
• Grandes desigualdades sociais
Partindo desta prévia programação a equipe busca instigar a comparação e a contextualização social vivida em âmbito nacional no momento da aula. Muitas possibilidades de reflexão são aproveitadas, como por exemplo, as recentes passeatas de protestos por conta do aumento das tarifas de transporte público, ou as crônicas sobre futebol de Nelson Rodrigues (lidas em aulas anteriores), que denunciavam o uso do esporte futebol como meio de manobra das massas populares em tempos de ditadura militar. Muito do que possa vir a ser discutido nesta aula debate será determinado pela demanda que nos for apresentada no momento do bate papo, a equipe apenas terá como norte evidenciar para os alunos quais são as características de um e outro regime de governança, a saber, o totalitário e o democrático.
Material:
a) Mídia para transmissão do filme “A Onda”, do diretor Dennis Gensel, 2006.
a) Pipocas doces e salgadas devidamente acondicionadas em cartuchos de papel.