PIBID - Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência

Sequência Didática

Col. Est. Santa Gemma Galgani

Curitiba - PR

2013

Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência

Aula 01 - Inicial

Turma: 1º ano do ensino médio

Tempo: 02 horas-aula

Tema: Apresentação e pesquisa de gostos

Objetivos: Realizar uma breve apresentação do projeto, conhecer um poucos os alunos e os gostos que tem em relação à literatura, filmes e músicas e qual a relação que tem com livros e outras mídias para conhecer o público alvo e embasar o trabalho a ser realizado.

Metodologia: Os alunos irão sentar-se em circulo e no meio do circulo serão expostas diversas imagens com temas diferentes. Eles serão advertidos a pensar nos temas literatura, música e filmes e escolher alguma imagem que possa representar seus gostos nesses temas. Após escolherem,  cada um, começando pelos próprios pibidianos, apresenta-se dizendo seu nome, mostrando a imagem e explicando por que a escolheu de maneira a apresentar seus gostos literários, musicais e de filmes. Na conversa são perguntados também sobre sua relação com a leitura e obras que já conhecem.

Material:

a) Diversas imagens impressas e coladas em papeis coloridos

Anexos:



Real1

Real6

Real6

Aula 02 - Diferentes linguagens

Turma: 1º ano do ensino médio

Tempo: Uma hora e vinte minutos

Tema: Diferentes linguagens de expressão marginal.

Objetivos: Apresentar aspectos e características que compõem a sociedade moderna em suas ambiguidades e desigualdades através de três mídias distintas que integram este universo marginalizado. Oportunizar o diálogo e a mediação da voz e vez de cada indivíduo e suscitar uma reflexão a respeito da violência, guetos e desigualdades sociais.

Metodologia: Os alunos serão colocados em círculo, juntamente com os integrantes do projeto, na sequência partilharemos a leitura em voz alta dos dois contos dispostos acima no intento de fomentar questões e reflexão acerca da temática que atravessa os contos. Após a conversa e a troca de opiniões interpretativas com os alunos, faremos a distribuição da letra de música com os grafites e a transmissão do clipe. Para em seguida fazer a mediação minuciosa da letra e a apresentação destes artistas estreitamente relacionados à voz de uma cultura marginalizada que tenta aproximar a arte a aspectos coloquiais que possam refletir a realidade sem maquiagem, dando voz a quem não tem voz e propiciar aos alunos o incentivo ao pensamento critico em proporção coletiva.

Materiais:

a) Cópias dos contos “O Pobrema é a curtura” e “O Pão e a revolução” de Ferréz.

b) Cópias da letra de música “Subirodoistiozin” do Crioulo com grafites d’Os Gêmeos em anexo.

c) Mídia para transmissão do clipe da música que será apresentada.