Português 2 > Posts > Sequência Didática SG - Apresentação
PIBID - Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência
Sequência Didática
Col. Est. Santa Gemma Galgani
Curitiba - PR
2013Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência
Turma: 1º ano do ensino médio
Tempo: 02 horas-aula
Tema: Apresentação e
pesquisa de gostos
Objetivos: Realizar uma breve
apresentação do projeto, conhecer um poucos os alunos e os gostos que
tem em relação à literatura, filmes e músicas e qual a relação que tem
com livros e outras mídias para conhecer o público alvo e embasar o
trabalho a ser realizado.
Metodologia:
Os alunos irão sentar-se em circulo e no meio do circulo serão
expostas diversas imagens com temas diferentes. Eles serão advertidos a
pensar nos temas literatura, música e filmes e escolher alguma imagem
que possa representar seus gostos nesses temas. Após escolherem,
cada um, começando pelos próprios pibidianos, apresenta-se dizendo seu
nome, mostrando a imagem e explicando por que a escolheu de maneira a
apresentar seus gostos literários, musicais e de filmes. Na conversa
são perguntados também sobre sua relação com a leitura e obras que já
conhecem.
Material:
a) Diversas imagens impressas e
coladas em papeis coloridos
Anexos:
Aula
02
- Diferentes linguagens
Turma: 1º ano do ensino médio
Tempo: Uma hora e vinte minutos
Tema: Diferentes linguagens de expressão marginal.
Objetivos: Apresentar aspectos e características que compõem a sociedade moderna em suas ambiguidades e desigualdades através de três mídias distintas que integram este universo marginalizado. Oportunizar o diálogo e a mediação da voz e vez de cada indivíduo e suscitar uma reflexão a respeito da violência, guetos e desigualdades sociais.
Metodologia: Os alunos serão
colocados em círculo, juntamente com os integrantes do projeto, na
sequência partilharemos a leitura em voz alta dos dois contos dispostos
acima no intento de fomentar questões e reflexão acerca da temática que
atravessa os contos. Após a conversa e a troca de opiniões
interpretativas com os alunos, faremos a distribuição da letra de
música com os grafites e a transmissão do clipe. Para em seguida fazer
a mediação minuciosa da letra e a apresentação destes artistas
estreitamente relacionados à voz de uma cultura marginalizada que tenta
aproximar a arte a aspectos coloquiais que possam refletir a realidade
sem maquiagem, dando voz a quem não tem voz e propiciar aos alunos o
incentivo ao pensamento critico em proporção coletiva.
a) Cópias dos contos “O Pobrema é a curtura” e “O Pão e a revolução” de Ferréz.
b) Cópias da letra de música “Subirodoistiozin” do Crioulo com grafites d’Os Gêmeos em anexo.
c) Mídia para transmissão do clipe da música que será apresentada.