PIBID - Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência

Sequência Didática

Col. Est. Manoel Ribas

Curitiba - PR

2013

Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência

Aula 05 - Grupo 01 - Coraline

Turma: 8ª B

Tempo: 01 hora-aula

Tema: Finalização do filme e uma introdução à estrutura de contos

Objetivos: Finalizar a exibição do filme Coraline e discutir a respeito do filme, com base num roteiro de perguntas pré-definido.

Metodologia: Os alunos irão até a sala multimídia da escola para terminarem de assistir ao filme Coraline. Em seguida será feita uma discussão sobre o filme conforme o roteiro previamente preparado, em anexo.

Materiais:

a) Sala multimídia

b) pendrive com o file Coraline.

Anexos:

a) Roteiro:

1. Para vocês, o que ocorre no filme é sonho ou realmente aconteceu com a garota?

2. O que podemos perceber quando comparamos as cores dos mundos de Coraline filme?

3. A partir de que momento podemos dizer que o fantástico começa a acontecer?

4. Por que a outra mãe tenta atrair a Coraline para este outro mundo? De que forma ela faz isso? Ela consegue?

5. Por que a Coraline volta para o outro mundo, o que a leva de volta para lá?

6. De que forma ela tenta resgatar seus pais?

7. O que ela deve fazer no jogo proposto pela mãe do mundo irreal?

8. O que são as bolas coloridas?

9. Por que o mundo de mentira se desmancha?

10. E o que acontece com a mãe de mentira durante isso?

11. Ocorre uma mudança de cores no final do filme, o que causa essa mudança de cores no mundo real?

Aula 06 - Grupo 01 - Gato preto

Turma:

Tempo: 01 hora-aula

Tema: Desenvolvimento dos conceitos sobre o conto

Objetivos: Trabalhar as noções de conto (O que é? Qual a estrutura?) e roda de leitura do conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, seguindo a linha “terror” proposta pelo projeto.

Metodologia: Os alunos serão levados a sala de multimídia para a leitura do conto em conjunto, em forma de roda de leitura. Posterior discussão sobre a estrutura, personagens, narrador e sobre a história em si.

Avaliação: Será feita de forma contínua através do interesse demonstrado pelos alunos pelo filme, ainda que este não seja feito na forma oral.

Materiais:


a) Slides: “Contando um pouco sobre Contos

b) Sala de multimídia.

c) Cópias do conto “O Gato Preto


Autores-participantes: Daniela Maria Rocha, Giovanna Schneider Ingles, Ísis Knoblauch.