Português 2 > Posts > Sequência Didática - Origem e Evolução 2 - Reportagem
PIBID - Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência
Sequência Didática - Bullyng
Col. Est. Ermelino de Leão
Ministrada de 15/03 a 05/04/2013
Curitiba - PR
2013
Programa
Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência
Aulas 06, 07, 08 e 09 – (08/05, 15/05, 22/05, 29/05)
Tema: Gêneros discursivos: reportagem e notícia
Nele,
apresentaremos diferenças e semelhanças entre os gêneros textuais
reportagem e notícia, destacando itens abordados em aulas passadas,
como por exemplo, quem são os interlocutores; identificação de
ideologias; referências/contextos necessários para o entendimento do
texto e etc.
Tempo: 03 aulas de uma hora-aula cada
Objetivos:Evidenciar diferenças, semelhanças e possíveis limiares de classificação entre os gêneros discursivos reportagem e notícia. Aguçar leituras aprofundadas no texto localizando posicionamentos ideológicos.
Primeiro dia – 08/05/2013Metodologia: A aula será expositiva (com o uso de projetor de slides na sala). Apresentaremos uma notícia inventada (mentirosa) retirada do blog “Piauí Herald” (anexo) e pediremos aos alunos que detectem características encontradas no texto, para que este possa ser considerado notícia, mesmo sendo falsa.
Depois da discussão inicial abordaremos a definição, estrutura e linguagem dos gêneros notícia e reportagem, tendo como base os capítulos 26 e 27 do livro didático. Como exemplo de reportagem utilizaremos o texto “O Texas não perdoa: mata!”, na página 447 deste mesmo livro. Iremos diferençar e aproximar informações existentes entre estes gêneros, destacando que há um limiar em alguns textos que permitem que não haja consenso na classificação do gênero.
Anexos:
Anexo 1 – Encontrada caixa-preta de Ana Maria Braga
Ana Maria Braga comentou que, na sua mocidade, já existiam carros autônomos
PROJAC - Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo revelaram o conteúdo da caixa preta de Ana Maria Braga. Atropelada ontem por um carro com Q.I. superior aos de Xuxa e Angélica somados, a apresentadora sofreu escoriações na unha postiça e teve um leve vazamento de laquê. "Apuramos que o botox amorteceu o impacto", revelou o professor Alberico Schroeder.
O acadêmico, no entanto, defendeu a eficiência do carro que anda sem a necessidade de motorista. "Thor Batista e Rubens Barrichello já encomendaram uma frota", revelou. Segundo o professor, centenas de motoristas de São Paulo também reservaram carros autônomos para deixar no trânsito enquanto pedalam para casa.
Após receber denúncias anônimas, a PF investiga a hipótese de que o acidente tenha sido, na verdade, um atentado arquitetado por Louro José. Insatisfeito com os baixos salários, o papagaio vinha reivindicando FGTS, férias remuneradas e adicional por insalubridade. Conforme apurou este piauí Herald, Louro José teria sido visto em conversa suspeita com Lívia, de Salve Jorge, nas dependências da emissora. Um repórter investigativo do Fantástico disse ter ouvido ele perguntar à atriz: "Quanto fica o despacho dessa oxigenada para a Turquia?".
Em nota oficial, a Rede Globo negou que houvesse uma panela de pressão escondida na mochila sob a bancada onde se empoleira o louro.
Fonte: http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/celebridades/encontrada-caixa-preta-de-ana-maria-braga
Anexo 2 – “O Texas não perdoa: mata!”
Geneton Moraes Neto
(In NETO, Geneton Moraes. Fantástico: O Show da Vida em Revista, São Paulo; Globo, ano 1, no. 1, p. 126, dezembro de 2006.)
Se a palavra tédio pudesse ser escrita de outra maneira, teria dez letras: Huntsville. É o fim do mundo. O turista que for parar nesta cidadezinha do interior do Texas terá a impressão de que bateu na porta errada. A melhor diversão disponível é uma lanchonete de fastfood em que os fregueses costumam devorar seus hambúrgueres sem sair do carro.
O desfile de jipes gigantescos no pátio da lanchonete é como um atestado motorizado da fartura americana. Não há carros velhos. A impressão é de que também não há gente magra. Há uma obesidade cuja provável explicação se encontra nos sundaes de chocolate, batatas fritas e cheeseburguers consumidos em quantidades industriais.
O forasteiro que resolver se aventurar pelas ruas de Huntsville à noite terá a sensação de que pousou numa cidade fantasma em meio ao deserto. Onde estarão seus quarenta mil habitantes?
Caso, porém, o visitante esteja interessado em assuntos menos prosaicos, Huntsville pode, imediatamente, se transformar num lugar fascinante. Que tal, por exemplo, a pena de morte? Ou a cadeira elétrica? Injeções letais? Cloreto de potássio? Carrascos durões? Prisões inexpugnáveis? Cercas eletrificadas? Huntsville tem tudo isso: Não à toa, os repórteres em busca de bons personagens a saúdam com uma pontada de mórbida alegria no peito.
A pena de morte faz parte da história do Texas há séculos. A execução de presos pode causar horror a forasteiros ou a militantes que fazem inúteis demonstrações de protesto diante da prisão a cada vez que o porta-voz anuncia a morte de um detento. Mas o ritual já se integrou à rotina de Huntsville.
[...]
(in ABAURRE, Maria Luiza M., ABAURRE, Maria Bernadete M. e PONTARA, Marcela. Gramática – texto: análise e construção de sentido, Ed. Moderna, 2008. pp. 447)
Segundo dia – 15/05/2013
Metodologia: Esta aula será exclusiva para a aplicação da atividade avaliativa. Será entregue aos alunos - que serão divididos em grupos de 3 ou 4 - uma folha, na qual irá conter informações sobre a própria escola. Estas de caráter histórico e geral, para que os alunos possam consultar, caso precisem, durante a atividade. Os alunos terão que escrever uma reportagem, contando algum acontecimento (real ou não) que aconteceu na escola. Baseando-se na aula anterior, deverão construir um texto pensando na estrutura que uma reportagem possui, também explorando o caráter subjetivo das informações nela contidas. Isso mostrará a visão dos alunos acerca da escola e dos acontecimentos que, para eles, mostram-se relevantes. Iremos instruir os alunos para que a reportagem contenha informações básicas sobre o acontecimento, como, por exemplo: O que aconteceu?; Aonde?; Quando?; Por quê?. Com quem? E etc.
Anexos:
Anexo 1 - Folha com informações sobre a escola.
IDENTIFICAÇÃO
O Colégio Estadual Santa Gemma Galgani está situado à Rua Assis Brasil, sem número, no bairro Abranches, CEP 82.220-150 – Fone/Fax: (41) 3354-2366, em Curitiba. É um Estabelecimento de Ensino de propriedade pública, mantido pelo Governo do Estado do Paraná, administrado pela Secretaria de Estado da Educação seguindo as normas de seu Regimento Escolar.
HISTÓRICO
O Colégio Estadual Santa Gemma Galgani foi inaugurado no dia 12 de agosto de 1978. Pertencente ao Complexo Escolar Almirante Pedro Alvares Cabral, o novo Estabelecimento Escolar, Colégio Santa Gemma Galgani, recebeu esse nome em alusão à padroeira da Barreirinha.
(...)
No início de sua implantação o atendimento servia a uma clientela, em sua maioria, dos bairros Abranches e Barreirinha. Na medida em que a população urbana cresceu o Colégio passou a
atender alunos, não só dos dois bairros citados, como também de outros bairros e municípios. A comunidade é de classe média e baixa, segundo dados coletados através de cadastro realizado com os responsáveis pelo aluno.
(...)
CURSOS OFERTADOS:
- Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano regular;
- Ensino Médio Regular com duração de 3 anos, organizado por Blocos de Disciplinas
O Colégio conta com um total de 970 alunos matriculados e distribuídos em três turnos, manhã, tarde e noite.
1. As turmas são organizadas no início do ano por critério de idade.
RECURSOS HUMANOS
- Diretor Geral 01
- Diretor Auxiliar 01
- Secretário Geral 01
- Pedagogo 03
- Professores 34
- Apoio - Técnico-Administrativo 04
- Apoio - Serviços Gerais 08
Fonte: Plano Político Pedagógico da escola - 2012
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Terceiro dia – 22/05/2013
Metodologia: Serão discutidas, em sala, as atividades produzidas na aula anterior. Entregaremos aos alunos os textos de grupos diferentes, para que cada grupo possa ler e analisar os pontos de vista dos outros alunos, verificando quais se manifestam em sala de aula. Abriremos discussão para análise da linguagem, estrutura e relatos encontrados. Faremos uma atividade em que os alunos analisarão as atividades produzidas na aula anterior. Os alunos responderão perguntas (anexo 1) acerca do texto produzido pelos colegas de classe, para que assim consigam perceber o que faltou ou não no texto. Dessa maneira poderão verificar possíveis erros cometidos em seus próprios textos. Na próxima aula serão entregues as atividades para as duplas contendo nossos apontamentos e indicações de ajuste para a reescrita da notícia.
Anexos:
Anexo 1 - Atividade com perguntas relativas ao texto do colega de sala.
1. Após a leitura do texto entregue para as duplas, responda as atividades abaixo:
a) Quais são as características encontradas no texto que o identificam com sendo do gênero "notícia"? Transcreva algum trecho que exemplifique.
b) Qual seria o interlocutor a quem a reportagem se dirige? Aonde ela poderia ser publicada (que tipo de revistas, jornais, blogs, etc)?
c) Você acha que a notícia lida responde às perguntas: Quem? Quando? Onde? Por quê? O que aconteceu? Caso alguma(s) dessa(s) pergunta(s) não tenha(m) sido respondida(s), seria relevante acrescentar essa(s) informação(ões) ao texto? Justifique sua reposta.
d) É possível identificar a opinião do autor em algum momento no texto? Exemplifique transcrevendo o(s) trecho(s).
Quarto dia: 29/05
Metodologia: Devolução da atividade proposta no primeiro dia (08/05) com sinalizações de correção, para a reescrita do texto.