Pôster
O que significa ensinar português para falantes do português
O sub-projeto PIBID-Língua Portuguesa 2011 nasceu a partir de algumas questões latentes no ensino de língua portuguesa como língua materna, tais como: O que significa ensinar português para falantes do português? Quais as concepções de língua e de gramática que estão implicadas nas práticas de ensino de professores da Educação Básica? Em que medida os professores reproduzem ou rompem (com) saberes que circulam na mídia impressa e eletrônica acerca da língua portuguesa? Como o substrato teórico sobre língua e linguagem pode redundar em mudanças de paradigmas de parte dos professores em sua constituição docente? Como o trabalho com leitura e escrita pode constituir-se efetivamente como prática social significativa? Tais questionamentos conduziram à proposição de um projeto de intervenção no 9º. ano do EF, na E. E, Ermelino de Leão (Ctba), no qual nós graduandos em Letras propusemos atividades de leitura-interpretação, escrita e análise linguística, dentre as quais destacamos a unidade didática “usos da língua(gem)”. A proposição dessa unidade visa, essencialmente, à construção da aula de língua portuguesa como espaço de reflexão sobre a língua como realidade dinâmica, historicamente constituída, em contraposição às abordagens que a concebem mais centradamente como estrutura submissa a regulamentações de uso. Estudos das últimas três décadas, estudos do texto e do discurso têm pautado acerca dos limites dessa concepção, da qual derivam, inclusive, posições de preconceito e exclusão dos sujeitos que não acessam os registros considerados aceitáveis pelos princípios de regramento. Diante disso, as atividades propostas visam a olhar a língua como estrutura que funciona, sim, a partir de regras, inclusive nos registros considerados não formais. Contudo, diferentes valores sociais são debitados a diferentes formas de realização dessas regras. Trata-se de compreender a dimensão política implicada nos diferentes usos linguísticos. Para tanto, foi composto corpus de textos de circulação social, de diferentes gêneros, tais como letras de músicas, poesias, tiras, HQs e crônicas, os quais têm como temática central a língua em situações efetivas de uso, representativa de diferentes registros. As atividades propostas voltaram-se à compreensão das particularidades das diferentes estruturas gramaticais mobilizadas para cada uso, bem como à compreensão dos efeitos de sentido produzidos em cada situação. Com isso, a dimensão da leitura é considerada em correlação com a dimensão da análise linguística, e ambas funcionam com o substrato para a posterior produção textual.
Coordenadora do projeto PIBID-Língua portuguesa: Professora Gesualda dos Santos Rasia
Alunos bolsistas proponentes: Anderson Chcrobut, Franciele da Cruz, Leandro Toporowicz, Nathália Barbosa Alves dos Santos, Sueelem Witsmiszyn.