Título da Comunicação Oral: Usos da língua em diferentes linguagens
O sub-projeto PIBID 2011 Língua- Portuguesa trabalha com a temática "Os usos da língua em diferentes linguagens". Buscamos trabalhar diversas atividades que cobrem os diversos usos e uma língua, através de diferentes gêneros textuais: letras de músicas, poesias, crônicas, notícias, tiras, quadrinhos, charges e grafite. Trabalhamos com o intuito de apreender globalmente o que é a língua, visando desencadear discussões, que possibilitem a abordagem metalinguística a partir de questões suscitadas pelos textos e percebidas pelos alunos. Focamos principalmente a discussão sobre as diversas variantes linguísticas - cada uma com suas respectivas regras de funcionamentos e locais de utilização - fazendo com que eles compreendam que a multiplicidade de variantes, assim como a norma padronizada, são importantes na constituição da língua. Ressaltamos, assim, a língua como sendo uma realidade viva, que está em constante mudança. Nosso trabalho visa destacar, sobretudo, a relevância dessa constituição, como análise válida para o entendimento da língua, além de dar especial atenção ao fato de que essas variantes, como registros da evolução e do uso de uma língua, não devem ser estigmatizadas, quebrando também alguns paradigmas instaurados ao longo do que os alunos (ou até o discurso escolar) acreditam ser o “saber português”, contribuindo assim para uma compreensão de língua como fenômeno histórico e direito social. A sequência didática “Usos da língua” foi aplicada em trabalho conjunto com a professora regente em uma classe de 9º ano, na Escola Estadual Ermelino de Leão (Ctba), sequência esta que ora apresentamos, aliada à reflexão teórico-metodológica por ela desencadeada.
(Autores: Anderson Chcrobut, Franciele da Cruz, Gesualda dos Santos Rasia, Nathalia Barbosa, Sueelem Witsmiszyn)