Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Tema: Relatos da Feira Cultural – “Múltiplas linguagens: arte-skate, maqueteria e rap”. Data: 08/10/12 Tempo: 4 horas-aula. Objetivos: Explorar a materialização de textualidades em diferentes linguagens, tais como a visual e a corporal. Transpor para essas textualidades conteúdos estudados nas abordagens sobre a linguagem. provocar os alunos para o trabalho em grupo, na pesrspectiva da interação, da troca de ideias e de habilidades. Materiais e Métodos: Cartolinas, EVAs, papel kraft e Spray. Os alunos dividiram-se em três grupos: grafismo no papel, grafismo no skate e rap. O tema principal da Semana Cultural era a sustentabilidade. A relação feita foi o grafite como meio de revitalização de paredes e o skate como um meio de transporte não poluente. os temas foram escritos nos EVAs, com spray e colados nas paredes para designar onde os grupos ficariam. E uma das paredes foi colocado papel kraft para que cada visitante pudesse deixar sua marca. As maquetes foram feitas com o intuito de representar pistas para a prática de skate. Nesse grupo foi falado tanto das manobras quanto da importância do skate como meio de transporte que não polui. O grupo do grafismo abordou o grafite como meio de revitalização das paredes mal pintadas e destruídas nas ruas da cidade. A equipe do rap partiu do estudo acerca do surgimento e histórico de evolução desse estilo musical, também levaram roupas características dos cantores. Todos que visitaram a sala ficaram encantados com tudo e gostaram muito. Apesar de os alunos terem deixado o trabalho para a última hora e admitirem que poderiam ter feito um trabalho muito melhor, tudo saiu muito bem. Para finalizar o trabalho, e isso era o elemento surpresa deles, um dos alunos levou um amigo que canta rap e que já até havia estudado ali no colégio. Fizeram uma dupla e reuniram muitos alunos para assisti-los, inclusive com letras próprias do compositor.