História 1 > Posts > PIBID História participa do Seminário Estadual em Ponta Grossa - Balanço da equipe
Participação do Subprojeto História no I Seminário Estadual PIBID do Paraná: Relato e Avaliação
Texto por: Filipe Steffen, Flávia Melo, Fabiano Stoiev, Joseli Mendonça
Ocorreu em Ponta Grossa, nos dias 24 e 25 de agosto de 2012, o I Seminário Estadual Pibid do Paraná, que teve como tema o impacto do programa na educação básica. No encontro foram apresentados os resultados de vários subprojetos de universidades vinculadas ao programa. Em vários espaços da UEPG – instituição que abrigou o encontro – foram realizadas sessões de apresentação de experiências pedagógicas e de materiais didáticos, e foram expostos banners e trabalhos produzidos pelos alunos das escolas envolvidas no projeto. A equipe de bolsistas do Projeto História-UFPR apresentou as atividades de pesquisa e ensino realizadas nas escolas: um diagnóstico sobre o uso que os estudantes fazem das mídias, sobretudo da internet, e a realização de uma oficina cujo tema foi o Pós-Abolição no Brasil e a metodologia envolveu pesquisa orientada na internet (“O acesso às mídias e o uso da internet por alunos do Ensino Médio”). Os bolsistas, supervisor e coordenadora também participaram de várias sessões, compartilhando e debatendo com projetos de várias áreas e universidades. Um dos supervisores do Subprojeto História (Fabiano Stoiev) compôs uma mesa de debate sobre o papel do PIBID na construção dos saberes docentes.

Posteriormente, em 6 de setembro, a equipe de bolsistas, supervisão e coordenação reuniu-se para avaliar o evento e a participação do grupo.
Nossa avaliação sobre nossa participação foi bastante positiva, pois consideramos que pudemos contribuir com os interlocutores que tivemos no evento. Nosso trabalho foi bastante bem recebido e, no debate que se seguiu à apresentação do grupo, foram vários os pontos positivos destacados, entre eles a pertinência da adoção de uma metodologia de pesquisa muito difundida entre os jovens estudantes do Ensino Médio (a internet) e a importância da mediação do professor na realização de pesquisas com esta ferramenta. Outro aspecto positivo ressaltado foi a clareza que o grupo tinha com relação aos referenciais teóricos e historiográficos do trabalho realizado na oficina sobre o Pós-Abolição no Brasil. Esta condição foi favorecida pela leitura de um estudo sobre o tema, (Rios, Ana Lugão e Mattos, Hebe. Memórias do Cativeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005), que embasou toda a produção da Oficina realizada com os estudante e apresentada no Encontro.
Foi grande o aproveitamento que tivemos nas sessões de comunicações e relatos de experiências de que participamos. Estas possibilitaram a troca de ideias e o compartilhamento de metodologias inovadoras (criação de blogs, páginas para linkar conteúdos, problematização a partir de músicas).
Um dos aspectos evidenciados neste encontro diz respeito ao cuidado constante que devemos ter quanto à compreensão dos objetivos do PIBID, pois observamos que algumas das experiências relatadas pareciam ressaltar mais o aspecto extensionista (prestador de serviços, às vezes buscando sanar as necessidades dos alunos, recuperando falhas no domínio da língua portuguesa, etc.) do que o caráter investigativo e formador que define o Programa. As nossas observações e as discussões de que participamos também fizeram com que ficássemos muito mais atentos a outro aspecto que, avaliamos, foi um pouco descuidado em algumas experiências relatadas, qual seja, a preservação da especificidade da disciplina ou área à qual se referia a atividade desenvolvida. Assim, por exemplo, em uma das atividades encaminhadas por um subprojeto da área de História, propunha-se um tratamento crítico de matérias jornalísticas sobre o mercado de trabalho, mas isto não era problematizado na perspectiva da História, a disciplina que será ensinada pelos docentes em formação no mesmo subprojeto.
Como o evento reuniu um grande número de pessoas, alguns problemas ocorreram: não houve divulgação prévia dos locais de apresentação, algumas das salas eram pequenas para o número de participantes, o número excessivo de comunicações por sessão dificultou a realização de debates. Nenhum desses problemas, entretanto, impediu que o evento transcorresse bem e que pudesse render bons frutos, do qual o melhor, talvez, tenha sido a oportunidade de acentuarmos a nossa percepção das possibilidades que o projeto oferece para a formação de docentes.