História 1 > Posts > Documentário "Magistra Vitae"
Texto por: Flávia da Rosa Melo e Paula Marinelli
Produção de documentário sobre vida de professor
O documentário Magistra Vitae foi pensado a partir de uma proposta colocada a todos os PIBID’s e seus subprojetos para um workshop estadual do Projeto PIBID que aconteceu no mês de março de 2012, no Teatro da Reitoria da UFPR. A proposta previa que todos os projetos do PIBID produzissem um documentário com a temática “Vida de Professor”, sendo que dentro desta temática cada subprojeto pôde escolher seu recorte, uma abordagem que mais tivesse a ver com as preocupações e questionamentos de sua área em específico.
A ideia original do PIBID História visava enfatizar a forma como os professores conciliam suas vidas acadêmica e profissional com a vida particular, e qual a aplicabilidade e a relevância em sala de aula dos estudos acadêmicos. Essa questão é importante, pois o PIBID História entende que existe uma lacuna que precisa ser transposta entre a produção acadêmica e o conhecimento produzido para a sala de aula. Porém, o discurso fílmico e em específico o de um documentário se constroi paulatinamente.
Como o material relativo às nossas filmagens são em sua maior parte entrevistas e depoimentos, o controle sobre o produto teve nossa maior interferência durante a edição das imagens e o encadeamento do filme. Por esta razão passaram a ser outros os questionamentos que surgiram e foram debatidos em Magistra Vitae.
O documentário acabou por ser, por um lado, uma discussão sobre o que é ser um professor de História na rede pública de ensino, e também algumas das necessidades, tanto de adaptação da linguagem quanto de novas abordagens sobre a História que são encontradas quando se escolhe este caminho.
Desta maneira, mesmo com adaptações e uma diferente ênfase do que nosso roteiro original propunha, o documentário Magistra Vitae apresentar várias aspectos da realidade cotidiana dos professores. A sua realização foi, para o grupo, um aprendizado sobre a linguagem fílmica e igualmente sobre o trabalho do professor. No primeiro aspecto, verificamos que nossas escolhas na edição e na filmagem construíram um tipo de discurso específico que contemplava nossos questionamentos sobre um assunto, assim como o historiador constrói a partir de suas fontes e referências adequadas sua perspectiva sobre a História No segundo aspecto, os profissionais entrevistados enfatizaram a importância de se conhecer os alunos e suas realidades para melhorar seu desempenho em sala de aula.
Equipe de produção
Para a produção do documentário, a equipe nomeou quatro responsáveis por sua organização que tiveram como função acompanhar as atividades formativas ofertadas pelo programa referentes ao tema, formalizar o roteiro discutido pelo grupo, organizar e dirigir as filmagens e acompanhar a edição. Essa comissão foi composta por: Flávia Rosa Melo, Luan Ferreira, Leonardo Micheleto, Pedro Artur Melo e Antonio Greff Freitas que tiveram como auxílio essencial a participação de professores, graduandos e pós graduandos do curso noturno de História (Memória e Imagem). Vale ressaltar que dessa parceria vieram os materiais de filmagem e os programas de edição sob a orientação do Prof. Pedro Plaza, o Mestrando Ulisses Galetto e o graduando Lunardo de Campos Lima.
Professores Entrevistados:
Ederson Prestes Santos Lima (IFPR), doutorando em Educação;
Sônia Brüsch (Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto), tem uma participação ativa na comunidade escolar, não desenvolveu projeto acadêmico de mestrado e doutorado;
Ítalo Petronzelli (Colégio Francisco Zardo)