Plano de Trabalho

1. Encontros dos alunos-bolsistas de Matemática da UFPR, e do professor-coordenador do subprojeto de Matemática, os professores das Escolas da rede Pública participantes do Programa. Nestes encontros serão discutidos detalhes do planejamento e diagnóstico do ensino de matemática em cada escola, bem como estreitar o contato entre coordenação, alunos bolsistas e professores da escola. Outro objetivo fundamental desta ação é fazer perceber aos professores da Escola, sua importância como coadjuvantes na formação dos licenciandos. Participação de reuniões gerais de avaliação e planejamento do PIBID- UFPR.


2. Criação de grupo de estudo, para aprofundamento e análise dos documentos oficiais sobre currículo, e sobre as metodologias de ensino sugeridas por eles. Estudo e reconhecimento do Projeto Político Pedagógico das escolas envolvidas. Num segundo momento, os bolsistas farão um levantamento das pesquisas desenvolvidas na área de Educação de Matemática, que lhes possibilite conhecer tais pesquisas e compilar aquelas que poderão ser utilizadas na elaboração da suas atividades de ensino. Participação de workshops sobre tecnologia, sobre observação participante e produção e uso de vídeos na sala de aula.


3. Observação das práticas docentes e discentes para desenvolver um diagnóstico sobre as dificuldades dos alunos em conteúdos matemáticos e as necessidades do professor quanto a material didático utilizados. Os resultados destas observações e análises serão essenciais para a elaboração das atividades que serão propostas para a superação de dificuldades diagnosticadas. Estas atividades podem ser em forma de oficinas, mini-cursos ou durante as aulas, com a supervisão do professor da escola.


4. Elaboração de atividades didático-metodológicas a serem desenvolvidas com os alunos das Escolas de Educação Básica, levando-se em conta: os referenciais das disciplinas curriculares do curso de Licenciatura em Matemática; a conformidade com os focos de atuação e com o Projeto Político Pedagógico de cada Escola. Prevê-se, inclusive, a utilização ou construção de materiais didáticos voltados ao estudo de conteúdos específicos da Matemática ou ao desenvolvimento de estratégias de ensino.


5. Aplicação das atividades didático-metodológicas desenvolvidas, pelos alunos bolsistas-UFPR, nas escolas participantes, sob supervisão do professor da Escola e sob orientação do professor-coordenador - UFPR.


6. Ações de avaliação do Programa. Esta etapa será destinada à avaliação por parte de todos os participantes, inclusive aquelas em conjunto com os demais subprojetos. No que se refere a este subprojeto teremos os seguintes componentes:


I. Elaboração de relatórios:

a) O aluno bolsista: elaboração de um relatório referente às atividades didáticas desenvolvidas;
b) O professor de supervisão da escola: elaboração de um relatório referente às atividades didáticas desenvolvidas pelo aluno bolsista.
c) O professor coordenador do subprojeto de Matemática: Elaboração de relatório geral.

II. Avaliação do Programa pelos alunos da Escola participante

III. Reuniões entre os participantes para discussão dos resultados, perspectivas e limites do programa, conforme cronograma a ser estabelecido.


7. Divulgação dos resultados parciais e gerais do projeto em eventos científicos locais e nacionais, como por exemplo, Encontro de Atividades Formativas (ENF) realizado pela UFPR.


Resultados Pretendidos

De um modo geral, pretende-se que os resultados alcançados permitam estabelecer ações e experiências que promovam a relação permanente dos graduandos da Matemática com a realidade escolar; contribuir para a melhoria da formação inicial dos licenciandos do Curso de Matemática da UFPR, bem como do ensino de Matemática nas escolas publicas envolvidas, por meio de uma aproximação entre os resultados das pesquisas da área de Educação Matemática e as salas de aula.

Além disso, outros resultados pretendidos são:

1. Aprimorar a prática pedagógica dos licenciandos através da maior aproximação dos mesmos com as condições reais das escolas públicas que se dará durante o desenvolvimento das atividades deste subprojeto;

2. Melhorar a formação dos licenciandos em Matemática mediante o aprofundamento de conteúdos trabalhados nas várias temáticas e a transposição didática necessária a sua utilização;

3. Estimular a troca de experiências e o trabalho multidisciplinar, através da dinâmica adotada no subprojeto e no projeto institucional;

4. Estimular os professores da rede pública das escolas envolvidas no projeto a aprimorarem sua prática pedagógica, estabelecendo um canal de cooperação escola-universidade;

5. Contribuir com a melhoria da aprendizagem em matemática dos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas envolvidas.

6. Promover uma maior inserção de recursos didáticos e de novas tecnologias na ação pedagógica.

7. Fortalecer o viés de formação continuada dos professores de Matemática a partir das necessidades locais.

8. Possibilitar o desenvolvimento de postura acadêmica e docente investigativa. 9. Participar do Evento para divulgação de resultados e troca de experiências, ao final de cada ano.