Pedagogia 1 > Posts > ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A BUSCA DE UM SIGNIFICADO POSSÍVEL
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A BUSCA DE UM SIGNIFICADO POSSÍVEL
Comunicação oral apresentada no 13° Encontro de Atividades Formativas (ENAF) da 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)
Autores: Bruce Jhones da Silva Cunha e Cecília Melo Freitas
Orientadora: Dulce Dirclair Huf Bais
Supervisora: Regina Celi Bariquelo
Programa: PIBID Pedagogia 1
Setor: Setor de Educação
Tema: Educação
Este projeto foi desenvolvido por acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, em escola pública municipal, localizada no bairro do Bom Retino, na cidade de Curitiba-Paraná, como parte integrante do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no primeiro semestre de 2014. O público-alvo deste projeto foi constituído por alunos do segundo ano do ensino fundamental, com idade que variava entre seis e sete anos, em processo de alfabetização e letramento, apresentando dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita. Ao iniciar as atividades do PIBID, os acadêmicos do curso de pedagogia, reconhecendo a necessidade da leitura e da escrita para a aprendizagem dos demais conteúdos curriculares, uma vez que o material destinado ao ensino do segundo ano do ensino fundamental contém uma grande quantidade de textos e informações escritas, observaram a dificuldade que as crianças apresentavam para codificar as letras do alfabeto e o fonema resultante da junção de duas ou mais letras. O objetivo principal deste projeto consistiu em despertar nas crianças a vontade e o gosto pela leitura e pela escrita, envolvendo-a em situações concretas e significativas que viabilizassem o fluir do sentido da leitura. O recurso educacional escolhido para ajudar no processo de alfabetização foi a utilização de letras em EVA, permitindo a junção das letras, de forma concreta, lúdica e repetitiva, conforme recomendado por Moll (2013). Paralelamente, cada aluno era incentivado a criar palavras de livre escolha e contar o número de vezes que ele precisava abrir a boca para falar a palavra resultante da junção das letras, com a finalidade de demonstrar a separação silábica das palavras produzidas com o material utilizado e significativas para cada aluno. Tal recurso facilitou o processo de aprendizagem da leitura, mediante a manipulação das letras e, após a junção das mesmas, o desenvolvimento da escrita, dando-lhes a oportunidade de produzir e criar as suas histórias, desenvolvendo e estimulando assim o seu discurso oral e a sua competência narrativa.
Palavras-chave: Leitura; escrita; alfabetização; letramento.