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A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O ALUNO COMO PARTE INTEGRANTE DESTE PROCESSO
Comunicação oral apresentada no 13° Encontro de Atividades Formativas (ENAF) da 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)
Autoras: Natalie Pasqueti Maciel, Silvana Tosin Janoski e Thais Hiromi Tanaka
Orientadora: Dulce Dirclair Huf Bais
Supervisora: Fernanda Cristina de Oliveira Passos
Programa: PIBID Pedagogia 1
Setor: Setor de Educação
Tema: Educação
A aprendizagem é um contínuo processo de buscar significados que se dão a partir dos conhecimentos já internalizados e experiências vivenciadas pelo individuo. Vygotsky, em suas teorias, defende que as pessoas constroem sua concepção da realidade e de conhecimento do mundo, a partir de ideias já conhecidas, produzindo assim inéditas versões mentais vinculadas a diferentes e excêntricas experiências. Ele afirma que um aluno desenvolve melhor sua parte cognitiva se a ele for exposto e oportunizado um maior número de informações e vivências. O processo de ensino-aprendizagem envolve diretamente a interação entre sujeitos e, neste sentido, a função de um educador escolar seria a de favorecer a aprendizagem, servindo de mediador entre a criança e o mundo. A partir desta análise teórica, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na condição de acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, vinculadas ao projeto “Tecnologias Digitais e Formação de Professores: integração curricular de diferentes ferramentas para a aprendizagem no ensino fundamental”, entenderam que é necessário oferecer ao aluno uma rica exposição de conteúdos e informações, por meio de uma metodologia que proponha experiências e situações de interação entre o conhecimento e o mundo/sociedade da qual pertencemos. O projeto de intervenção pedagógica, iniciado no ano de 2014, foi desenvolvido numa escola pública municipal de Curitiba-PR, com alunos do 3° ano do ensino fundamental. O projeto teve como objetivo central trabalhar com as tecnologias educacionais, apropriando-se dos diferentes meios de comunicação, a fim de estimular o pensamento crítico dos estudantes perante a sua própria aprendizagem e torná-los construtores do próprio conhecimento. Sendo assim, os estudantes produziram os materiais com os quais foi realizado o estudo, tornando-se parte integrante do processo de seu desenvolvimento intelectual, passando de agentes passivos do conhecimento a coautores dos seus saberes. As bolsistas, atuando como facilitadoras da aprendizagem, asseguraram aos alunos assistência frente as dúvidas e questionamentos que surgiram, não favorecendo a mera reprodução do conhecimento, e sim a sua construção.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino; aprendizagem; TICs.