TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO CURRICULAR DE DIFERENTES FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Comunicação oral apresentada no 13° Encontro de Atividades Formativas (ENAF) da 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)

Autores: Cecília Melo Freitas, Erica Yoshizawa e Marcelo Ferreira

Orientadora: Dulce Dirclair Huf Bais

Supervisora: Regina Celi Bariquelo

Programa: PIBID Pedagogia 1

Setor: Setor de Educação

Tema: Educação

Estamos em uma nova fase do desenvolvimento humano, chamada de Era da informação na qual se dispõe de acesso rápido a uma grande quantidade de informação. Neste contexto o uso das tecnologias da informação e da comunicação tornou-se um desafio para a sociedade e em especial para a educação, que precisa repensar sua prática pedagógica, procurando uma ruptura com o paradigma conservador. As TICs  não devem ser utilizadas apenas como substitutos de livros e cadernos, mas todo seu potencial educacional deve ser considerado, pois somente a partir dessa nova utilização é que haverá ganhos reais para o processo de ensino-aprendizagem, como pudemos observar em nossa participação no projeto PIBID que visa a verificação e incorporação das tecnologias no âmbito escolar. Nos parece inegável que haja necessidade de compreendermos as TICs de forma que seja possível a sua incorporação com propriedade a prática pedagógica, já que a tecnologia já está introjetada na cultura e na vida dos alunos, seja dentro ou fora da escola. O futuro pedagogo precisa se apropriar do conhecimento tecnológico, de forma a perceber nas TICs uma ferramenta que possibilitará e ampliará a construção de um conhecimento significativo por parte do aluno, que atuará com agente colaborador e será mais ativo no processo ensino-aprendizagem. Para isso a tecnologia que se colocar a disposição do aluno deve ter como meta o desenvolvimento de suas potencialidades individuais; sendo papel do pedagogo a mediação dessa utilização, visando a transversalidade das disciplinas. O projeto em execução é subsidiado pela Capes e orientado pela professora Doutora Dulce Dirclair da UFPR, no qual estão sendo realizadas intervenções com alunos do 2º ano do ensino fundamental, com intuito de verificar as aplicações e utilizações da tecnologia na sala de aula numa escola municipal do bairro do Bom Retiro. Este projeto tem como objetivos principais: analisar a experiência que se vivenciou no uso das tecnologias da informação e comunicação com o 2º ano do ensino fundamental; analisar as formas de utilização da tecnologia na escola selecionada; verificar a potencialidade de usos e conferir como uma utilização voltada para a educação crítica pode acontecer. Para isso, delimitam-se como objetivos secundários: adquirir embasamento teórico acerca da formação pedagógica dos profissionais da educação para utilização das TIC; entender como essa formação pode facilitar na construção do conhecimento com uso das tecnologias e a mediação da aprendizagem; Identificar quais TIC estão disponíveis para utilização na escola.

Palavras-chave: Tecnologias digitais; formação de professores; mediação da aprendizagem.