Pedagogia 1 > Posts > INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Incentivo à leitura e à escrita no ensino fundamental I: um relato de experiência
Comunicação oral no ENAF/UFPR-2014 (Encontro de Atividades Formativas) da 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Autoras: Amanda Cristine Gaska; Andressa da Silveira Bento
Orientadora: Dulce Dirclair Huf Bais
Supervisora: Regina Celi Bariquelo
Programa: PIBID Pedagogia 1
Setor: Setor de Educação
Tema: Educação
Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), acadêmicas do 3º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná desenvolveram um projeto de incentivo à leitura e à escrita entre alunos do 5º ano do ensino fundamental, numa escola pública municipal de Curitiba-PR. Este projeto teve como objetivos: 1) Conhecer a importância de ler e escrever na visão discente. 2) Desenvolver atividades de incentivo à leitura e à escrita. O referencial teórico foi baseado em Vygosky para quem a aprendizagem precede e impulsiona o desenvolvimento. Desse modo, o ensino na escola deve ser dirigido a aspectos inovadores, atuando como propulsor do conhecimento. A metodologia utilizada favoreceu a livre expressão dos alunos participantes do projeto, mediante o relato escrito sobre a importância da leitura e da escrita na vida de cada uma delas. A partir daí, foram desenvolvidas atividades de incentivo à leitura, iniciando pela livre escolha de um livro para leitura, com a oportunidade de levar o livro para casa, a fim de compartilhá-lo com os familiares e favorecer a leitura dentro e fora da escola. Na sequência, cada aluno teve a oportunidade de contar sobre o que leu e como compartilhou o conteúdo lido em casa. Na etapa seguinte, cada aluno foi orientado a escrever contando uma história pessoal para ser lida em sala de aula e compartilhada com os colegas. Finalmente, os alunos foram orientados para usar a leitura como fonte de pesquisa e informação na construção de conhecimentos, considerando que, de acordo com Vygotsky, quando aprendemos a linguagem especifica do nosso meio sociocultural, transformamos radicalmente os rumos de nosso próprio desenvolvimento. Além disso, reconhecida como a principal causa para o desenvolvimento do ser humano, a aprendizagem é mediada pelo professor, utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Produção de texto.